LINKS ÚTEIS

Comissão de Cultura e Lazer FOP
DAC - Diretoria Acadêmica
Comissão Permamente para os Vestibulares
Programa de Apoio Didático
Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais
Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante
Serviço de Apoio ao Estudante
UPA - Unicamp de Portas Abertas
Alumni Unicamp

PERGUNTAS FREQUENTES

INGRESSO


QUAIS AS FORMAS DE INGRESSO NA UNICAMP?

Na Unicamp, há 4 (quatro) formas de ingresso nos cursos de Graduação, que somente se concretizam com a matrícula na Universidade, a saber:

  • concurso vestibular realizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST);
  • preenchimento de vagas remanescentes;
  • processo seletivo para vagas adicionais às previstas no concurso vestibular, a critério da Unidade de Ensino responsável pelo curso:
    • estudante-convênio, mediante vagas oferecidas anualmente ao Ministério da Educação (MEC) para o Programa de Estudantes-Convênios de Graduação (PEC-G), a fim de atender países com os quais o Brasil mantém acordo cultural;
    • estudante estrangeiro refugiado ou asilado, caracterizado como merecedor do apoio da Unicamp;
    • vaga de cortesia, para atender funcionário estrangeiro de missão diplomática e seus dependentes legalmente definidos, oriundo de país que assegure vagas em regime de reciprocidade.
  • reingresso de alunos formados pela Unicamp.

COMO É O VESTIBULAR DA UNICAMP?

O Vestibular Nacional da Unicamp tem duas fases constituídas de provas comuns a todas as áreas. Na primeira fase há duas partes: a prova de Redação (composta de três propostas de texto a serem desenvolvidos pelos candidatos) e a prova de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha. Já na segunda fase, todas as questões são de natureza dissertativa.


COMO É O PROCESSO DE VAGAS REMANESCENTES (TRANSFERÊNCIA)?

Podem se inscrever no processo, alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições de ensino superior, além de portadores do diploma reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido. O Processo se realiza em três fases: Exame de Conhecimentos Gerais (ECG), Análise de Compatibilidade de Currículo e Prova Específica de Conhecimento. Além dessas três fases, há provas de Habilidades Específicas para os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música. O Exame de Conhecimentos Gerais, obrigatório a todos os candidatos, é constituído de 40 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. O conteúdo das questões inscreve-se nas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA


COMO SOLICITAR A REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA NA UNICAMP?

O interessado deve preencher o formulário de revalidação de diploma e entregá-lo pessoalmente no atendimento da DAC, no período estabelecido no Calendário Escolar, no horário das 9:00h às 14:00h, juntamente com os seguintes documentos, em cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais:

  • diploma a ser revalidado;
  • histórico escolar do candidato, constando prova de duração do curso (data de início e término do curso), disciplinas cursadas com suas notas ou conceitos de aprovação e a carga horária total da mesma;
  • ementa das disciplinas constantes do histórico escolar;
  • tabela comparativa entre disciplinas oferecidas pela Unicamp e pela instituição de origem;
  • certidão de nascimento ou casamento, quando for o caso;
  • carteira de identidade (RG, RNE, Carteira de Órgão de Classe, CNH);
  • título de eleitor (para os brasileiros);
  • certificado militar (para os brasileiros do sexo masculino);
  • passaporte;
  • comprovante do recolhimento da taxa de inscrição vigente, a ser recolhida, somente após a verificação dos documentos pela DAC.

POSSO LEVAR MINHA DOCUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE ANTES DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO?

A documentação para revalidação somente é recebida no período fixado para inscrição, constante no Calendário Escolar.


É NECESSÁRIO TRADUZIR TODOS OS DOCUMENTOS PARA A REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA?

É necessária a tradução nas revalidações de diplomas de graduação em medicina e, para os demais casos, sempre que a Comissão de Revalidação de Diploma exigir na análise da documentação.


POSSO ENVIAR A MINHA DOCUMENTAÇÃO PELO CORREIO?

A documentação deve ser entregue pessoalmente ou por meio de procurador, no ato da inscrição na Diretoria Acadêmica da Unicamp em Barão Geraldo – Campinas (SP).

OUTRAS FONTES



ATALHOS