Menu

.

FOP-Unicamp

Coordenadoria de Pós-Graduação

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS DENTÁRIOS

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS DENTÁRIOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP, tem como objetivo principal a formação de pessoal altamente capacitado em nível de Mestrado, com enfoque principal na docência, e Doutorado com enfoque principal na pesquisa, com conhecimento técnico e científico aprofundado, ambos na área Materiais Dentários. O programa teve início em 1983 (Mestrado), com um corpo docente composto de 6 professores permanentes e 4 alunos. Ao longo destes 25 anos, passaram pelo programa mais de 150 alunos (53 doutorandos e 106 mestrandos).

O Programa tem evoluído constantemente no seu projeto de ensino/aprendizagem, principalmente viabilizando a ampliação e diversificação do corpo docente para a adequação aos paradigmas da CAPES e oferecer formação abrangente. Atualmente, o Programa conta com 10 professores permanentes, sendo que no final de 2006, foram credenciados como professores permanentes o Prof. Dr Rafael Leonardo Xediek Consani (Área Prótese Total – Faculdade de Odontologia de Piracicaba) e a Dra Roberta Caroline Bruschi Alonso, Pós-Doutoranda do Departamento de Odontologia Restauradora da FOP/Unicamp, bolsista da FAPESP, diversificando as especialidades que integram o elenco de orientadores do Programa (Materiais Dentários, Dentística, Odontopediatria, Prótese). Com isso, a tendência do Programa é ampliar as bases do conhecimento e as linhas de pesquisas para que os alunos qualifiquem-se como Docentes e Pesquisadores com visão abrangente da Odontologia.

Um dos focos do Programa tem sido a publicação dos resultados das pesquisas realizadas em periódicos de impacto na área de Odontologia, o que vem crescendo, consolidando a produção científica vinculada às linhas e projetos de pesquisa contemplados pelo Programa de Materiais Dentários. No ano de 2007 foram defendidas 10 Teses de Doutorado e 11 Dissertações de Mestrado, resultando em 166 publicações vinculadas às teses e dissertações e 23 sem vínculos, das quais 39 foram publicados em periódicos.

Ainda no ano de 2007 foi aprovado nas instâncias da Unicamp e pela CAPES o Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre o PPG-MD da FOP/Unicamp e o Colegiado de Odontologia da Unioeste, Campus Cascavel-PR. Neste DINTER o Programa conta com 10 alunos orientados pelos professores do programa, consolidando assim a atribuição de solidariedade, proposta pela CAPES como metas aos programas com notas acima de 5.

voltar ao topo

Coordenador

Profa. Dra. Regina Maria Puppin Rontani
E-Mail do Coordenador: rmpuppin@fop.unicamp.br