Segunda, 09 Março 2015 17:14

Prof. Daruge: Tripla Cidadania

Prof. Eduardo Daruge recebe título de “Cidadão Piracicabano”

O professor colaborador Eduardo Daruge, da área de Odontologia Legal, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu o título de Cidadão Piracicabano, na noite de sexta-feira, dia 6. O docente recebeu a comenda da Câmara acompanhado por sua filha, Maria Eduarda Tremocoldi. A honraria foi entregue durante cerimônia realizada no Salão Helly de Campos Melges, da Câmara Municipal de Piracicaba, conforme o decreto legislativo (55/2013), de autoria do vereador Pedro Cruz (PSDB). O professor tem tripla cidadania: nascido em Ribeirão Preto, recebeu o título de Cidadão Capixaba, na Assembléia Legislativa de Vitória, e agora Cidadão Piracicabano.

Compareceram ao evento, além do diretor e do diretor-associado, os professores Guilherme Elias Pessanha Henriques e Francisco Haiter Neto, respectivamente, o ex-diretor da FOP Antonio Carlos Neder, familiares, amigos, professores, funcionários, alunos e ex-alunos.

O músico Lucas Duarte abriu o evento com a interpretação da musica “Paciência” de autoria de Lenine. No encerramento, entoou a musica “Tocando em Frente” de Almir Sater.

O professor Daruge agradeceu o reconhecimento, destacou a importância da família e resumiu sua jornada que culminou com o titulo de Cidadão Piracicabano. “Essa homenagem foi a maior conquista da minha vida. Vim para Piracicaba em agosto de 1957 e fiz toda minha vida em Piracicaba. Antes, a FOP era Instituto Isolado e depois foi incorporada à Unicamp. Passei a trabalhar aqui e em Barão Geraldo. Esse reconhecimento foi uma verdadeira injeção de vida. Passei a admirar mais ainda essa área política porque realmente dão valor para quem trabalha. Fico honrado. Vou levar por toda eternidade como maior prêmio que recebi na minha vida”, conta.

Para o professor Guilherme, o homenageado é uma referência dentro da FOP e tem uma história por serviços prestados na Odontologia Legal. “Homenagem que agora ele recebe é uma verdadeira deferência. É uma condecoração que a própria FOP recebe por intermédio do professor. Muito merecida. A propositura do vereador Pedro Cruz faz jus a tudo que o professor Daruge fez todos esses anos como docente da FOP”, revela.

Emocionado, Alexandre de Oliveira Daruge, filho do homenageado, discursou em nome de todos os presentes, enalteceu a condição de pai e chefe de família, que soube a forma correta de conduzir a educação dos filhos, na capacidade de incentivar a todos para seguir sempre adiante, para não esmorecer.

A mesa diretiva foi composta pelas seguintes autoridades: o presidente da Câmara, Matheus Erler (PSC) foi representado pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, Pedro Kawai (PSDB), que presidiu o evento; o autor da solenidade, Pedro Cruz (PSDB), que na oportunidade também fez a leitura bíblica; o primeiro sargento, representando o Exército Brasileiro, Tiro de Guerra de Piracicaba, Giovani Negri Martins; o delegado do Deinter 9, Luiz Henrique Zago; o delegado do 4º Distrito da Polícia Militar em Piracicaba, João Batista; o diretor científico da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Antonio Carlos Neder; o professor da Unimep, José de Medeiros e o vereador Capitão Gomes (PP). Os vereadores André Bandeira (PSDB), Dirceu Alves da Silva (PROS) e o presidente da Câmara, Matheus Erler justificaram ausência.

Eduardo Daruge nasceu em 24 de abril de 1933 em Ribeirão Preto, São Paulo. Graduado pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FOP/USP) em 1955 e Bacharel em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atuou como professor assistente de Anatomia Humana em Ribeirão Preto de 1955 a 1957, como professor de Anatomia Humana, 1957 a 1961, pela FOP e em 1962 foi contratado como professor de Odontologia Legal e Deontologia. Exerceu a função também como professor de Medicina Legal da Faculdade de Direto da Unimep de 1975 a 2010.

Realizou mais de cinco mil perícias nestes últimos 50 anos, identificou três inconfidentes exumados em novembro de 1789, publicou mais de 80 trabalhos científicos em revistas nacionais e estrangeiras e continua como professor colaborador na área de Odontologia Legal  e Deontologia da FOP.