Segunda, 04 Setembro 2017 10:32

Os Profs. Brenda e Francisco Groppo são homenageados na Câmara pelo “Dia do Professor/Dentista do Ano”

Os professores Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, da área de Endodontia e Francisco Carlos Groppo, da área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, foram escolhidos para representar a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp no “Dia do Professor/Dentista do Ano” na Câmara de Vereadores de Piracicaba, em reunião solene que será realizada na noite do dia 6 de outubro, às 19h30, no Salão Nobre Helly de Campos Melges. A iniciativa é do vereador Ronaldo Moschini da Silva, por força do Decreto Legislativo 25/04, de autoria do ex-vereador Antonio Oswaldo Storel.

“A indicação do meu nome ao prêmio Cirurgião Dentista do Ano pela FOP-UNICAMP é motivo de grande alegria e reconhecimento, pela dedicação integral que tenho ao Ensino, Pesquisa e Extensão.  A Endodontia é uma área de grande complexidade, porém de extrema importância na Odontologia. Por isso procuro sempre fazer com que o ensino da Endodontia seja agradável, interativo e dinâmico. Busco estimular os alunos a desenvolverem não apenas conhecimento teórico e prático ligado à sua formação profissional, mas também a desenvolver senso crítico, valores morais e éticos. Como cirurgiões-dentistas que somos, temos de fazer a diferença em nosso meio, sendo instrumento de transformação na comunidade”, conta a professora Brenda.

Brenda é Professora da Área de Endodontia (tratamento de canal) da FOP-UNICAMP desde 1997, sendo Professora Titular desde 2011. Participou da formação de mais de 1600 cirurgiões-dentistas a nível de graduação, sem contar com os alunos dos cursos de atualização e especialização em Endodontia e dos alunos da Pós-graduação: Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.  Participa também ativamente do Programa de Iniciação Cientifica no Ensino Médio, voltado para os alunos da Rede Pública.

É representante da Endodontia junto ao Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica da FOP-UNICAMP; É responsável pelo laboratório de Microbiologia e Biologia Celular Aplicada à Endodontia da FOP-UNICAMP.

Tem mais de 170 artigos publicados em periódicos internacionais. Ganhou vários prêmios em congressos nacionais e internacionais, além de Prêmios CAPES de Tese e do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz da UNICAMP.

O professor Groppo fez mestrado (1993) e doutorado (1996) em Odontologia pela FOP-UNICAMP. O pós-doutorado em Periodontia foi realizado no The Forsyth Institute (Harvard Associated), Boston, MA, USA em 2002, onde estudou biofilme periodontal e antimicrobianos. Entre novembro de 2011 e novembro de 2012, foi cientista visitante, junto ao mesmo instituto. Formou dezenas de profissionais na graduação e pós-graduação. Tem também colaborado ativamente com a classe odontológica ministrando aulas e cursos para diversas organizações. É autor e co-autor de diversos livros sobre Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa em Odontologia.
Atualmente é Professor Titular da Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.