Imprimir esta página
Quarta, 27 Julho 2016 10:15

Estudo de pós-graduanda da FOP é premiado em congresso internacional e tem entrevista publicada na Revista Periospectives

Escrito por
O trabalho apresentado pela pós-graduanda da área de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Mabele de Freitas Monteiro, orientado pelo prof. Renato Casarin, foi premiado no  congresso da “Academia Americana de Periodontia” como trabalho com maior impacto clínico.  Os vencedores das 3 categorias tem o perfil publicado na Revista Periospectives, edição de janeiro (http://onlinedigeditions.com/publication/?i=316821).
 
A pesquisa é parte de sua dissertação de mestrado e avaliou a condição inflamatória de filhos de pacientes que tem doença periodontal agressiva. “Estamos trabalhando com a linha de prevenção, que é avaliar crianças que não ainda apresentam a doença periodontal agressiva, mas que por serem filhos de indivíduos doentes, tem potencialmente maior risco. Estamos investigamos se essas crianças desde muito novas já apresentam alguma alteração no perfil de bactérias ou de níveis inflamatórios”. Constatamos que essas crianças apresentam padrão inflamatório e bacteriano alterado e um padrão semelhante aos dos pais”, disse. Segundo a pesquisadora, é possível sugerir que essas crianças teriam condições favoráveis para adquirir a doença.
 
A pós-graduanda comenta que o prêmio foi o primeiro reconhecimento do trabalho que está sendo desenvolvido desde 2011, início de sua iniciação científica. “Ele mostra que o que estamos fazendo é útil tanto para a ciência brasileira como para a ciência internacional. Receber um prêmio de relevância internacional, da Academia Americana de Periodontia, uns dos órgãos mais importantes dentro da periodontia mundial, mostra o reconhecimento do nosso trabalho. É importante para carreira”, conta.
 
O prêmio, segundo os pesquisadores, trouxe a oportunidade de realizar colaborações com centros de pesquisa de outros países. Segundo prof. Renato, essa oportunidade permitirá uma análise ainda mais completa dessas crianças e permitirá, no futuro, trabalhos de prevenção mais efetivos. "Estamos em busca de financiamento para concretizarmos essas futuras etapas em outros países. Esperamos em breve termos ainda mais resultados relevantes".