Menu

FOP-Unicamp

CMI - Centro de Microscopia e Imagens

.

A+ A A-

CMI - Centro de Microscopia e Imagens

Histórico

Bem vindo (a) ao site do Centro de Microscopia e Imagem da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP.

A criação do Centro de Microscopia e Imagem (CMI) foi oficializada na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) em 2013. No entanto, os primeiros atendimentos com caráter multiusuário ocorreram em 1973 com a aquisição do Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) EM-10 Zeiss, que operou por quase 40 anos. Mais tarde (1999), o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) JSM 5600 Lv JEOL foi adquirido com um Projeto Multiusuário concedido pela FAPESP e passou a funcionar juntamente com o MET. Outros equipamentos como o Microscópio Confocal com Varredura à Laser TCS SP5 LEICA e o Microtomógrafo ScySCAN também foram adquiridos, respectivamente, nos anos de 2010 e 2011 com Projetos Multiusuário financiados pela FAPESP. Finalmente, em 2011/2012 adquirimos o Microscópio Eletrônico de Transmissão JEM 1400 JEOL através do Projeto CAPES/UNICAMP.

O CMI é tipicamente multidisciplinar e foi idealizado com o objetivo de abrigar equipamentos de alta tecnologia em microscopia e imagem, além de possibilitar aumento em publicações de alto impacto na área de microscopia tanto para a Odontologia como para outras áreas das Ciências Biológicas e Exatas. Ele está disponível aos usuários de todos os departamentos da FOP e de outras Universidades do Brasil e exterior.

Atualmente os equipamentos disponíveis no CMI são o MET; MEV equipado com microanálise de Raio X; Microscópio Confocal com Varredura à Laser; Microscópio equipado com filtros de Polarização, Fluorescência e Câmera Digital com sistema para captura de imagens; Microtomógrafo e Microscópio de luz equipado com Sistema Multiobservador. Adicionalmente, existe um Laboratório de Preparo de Amostras para Microscopia Eletrônica de Transmissão e Varredura com todos os recursos necessários ao preparo das amostras.

O CMI conta ainda com uma equipe gestora composta por um Coordenador e três membros, e uma equipe técnica, composta por três Técnicos de Nível Superior para consultoria e apoio aos usuários, que recebem acompanhamento desde o preparo de amostras até treinamento para utilização dos equipamentos.

O CMI mantém suas características de uso compartilhado e para garantir seu bom funcionamento foi inserido em um serviço de pequena monta, administrado pela FUNCAMP (Fundação da Universidade de Campinas), permitindo assim a manutenção, pequenos reparos e compras de componentes como filamentos, aberturas, lâmpadas dos equipamentos e material para processamento de amostras.

voltar ao topo