Segunda, 21 Setembro 2015 15:57

Docente da FOP participa de evento social

No último sábado, dia 19 de setembro, a Profa. Dr. Dagmar Queluz, do departamento de Odontologia Social e alunos da graduação e ensino médio, participaram, na cidade de Rio das Pedras, do primeiro evento “Caravana da Cidadania”. Foi apresentada acomunidade: mesas clínicas, vídeos, distribuição de escovas dentais e folhetos educativos, esclarecimentos de dúvidas em relação a saúde bucal.

O evento foi promovido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura, associações de bairros, Rotary Club, ONGs, entidades sociais e outras representações. O projeto aconteceu na Escola Estadual Professor Manoel da Costa Neves (Macone), localizado na Rua Resk Coury, 27, Centro, das 9h às 16h.

A caravana é um projeto educativo de desenvolvimento social que ocorre anualmente, levando à população carente diversos serviços gratuitos, como exames de saúde, campanhas preventivas, assistência jurídica e trabalhista, encaminhamento social, atividades lúdicas para difusão de informações, oficinas de arte e artesanato, teatro e apresentações de corais de igrejas evangélicas.

Houve ainda corte de cabelo gratuito, aulas de ginástica e artes marciais, recreação esportiva, pintura facial e dobradura. Segundo o comandante Eduardo Jorente Lourencini, durante o projeto foram realizados trabalhos de incentivo à cultura e à educação, “onde jovens e adultos tiveram a oportunidade de adquirir gosto pela leitura e pela música, além de aprenderem sobre direitos e deveres sociais e ecologia”.

Professora Dagmar ressalta que a necessidade de desenvolvimento de ações direcionadas a saúde tornou-se imperativa frente a necessidade da população. As atividades de promoção de saúde direcionadas para a população jovem apresentam maior eficácia quando desenvolvidas em uma perspectiva de saúde coletiva, pois considera o indivíduo no seu contexto de vida, valorizando suas relações familiares, comunitárias e sociais. Toda ação deve conduzir a resultados práticos que melhorem a Qualidade de Vida da pessoa da comunidade.