Terça, 20 Outubro 2015 10:23

FOP sedia a exposição Caminhos pela Fotografia: um olhar sobre as cidades

MOSTRA UNICAMP DE FOTOGRAFIA

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp sedia, durante o mês de outubro, a exposição Caminhos pela Fotografia: um olhar sobre as cidades – Ludmila Kaehler. O caminhar e o ato fotográfico se entrelaçam desde os primórdios da fotografia. A série, que integra o mestrado em Multimeios, foi realizada em lugares diversos. “Mostra o resultado de meu andarilhar por diferentes cidades que, apesar de apartadas geograficamente, tem características em comum”, conta Ludmila.

Existem interferências arquitetônicas que causam cicatrizes urbanas, todavia o ensaio busca estimular o observador a perceber que há beleza mesmo no improvável. Creio que a linguagem fotográfica e a arte nos ajudam a refletir e a compreender questões, pois muitas vezes são um espelho da própria vida.

MOSTRA UNICAMP DE FOTOGRAFIA- Os dispositivos móveis e o barateamento da tecnologia empregada nas câmeras fotográficas possibilitaram a democratização da produção de imagens digitais. As redes sociais, por sua vez, fizeram com que a circulação de imagens se proliferassem pelo espaço virtual, revelando novas possibilidades para a fotografia. Novos autores surgem e desaparecem rapidamente, deixando um rastro de efemeridade e banalização da imagem.

Partindo deste pensamento, os fotógrafos Celso Palermo e Antônio Scarpinetti, funcionários técnico-administrativos da Unicamp, transformaram uma ideia em ação, buscando parcerias e construindo um movimento concreto – a Mostra Unicamp de Fotografia.

A proposta é a da diversidade de visões e pensamentos a partir da – e também sobre a – nossa universidade. O objetivo é não deixar desaparecer a materialização dos universos particulares dos indivíduos inseridos neste universo. Diferentes manifestações de pensamento e de ação permitem revelar a diversidade de reflexões aqui produzidas: o ensino, a pesquisa, a extensão; docentes, estudantes, técnico-administrativos; exposições em espaços abertos e fechados.

O grupo formado em torno da organização da Mostra trabalhou, desde o início, sob o princípio de que a cultura e a arte em nossa Universidade, mais que entretenimento, devem significar a representação de diferentes formas de expressão e uma ponte efetiva para o diálogo com a sociedade.

Como instituição formadora, a Unicamp pode e deve fomentar a reflexão em torno da arte como forma de expressão e como possibilitadora de transformações sociais. Nesse sentido, a Mostra Unicamp de Fotografia permite demonstrar, na prática, o quanto as manifestações artísticas podem ser criadoras de espaços para que diferentes visões coexistam de forma sinérgica.

Comissão Executiva

Celso Palermo – IA, Antônio Scarpinetti – Ascom, Danilo Negreti – CDC/Preac, Fabio Cerqueira –CDC/Preac, Carmen Lúcia Rodrigues Arruda (Malu) – CDC/Preac, Maria Alice da Cruz Paula – GGBS.

Apoio Institucional

Grupo Gestor de Benefícios Sociais – GGBS – Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural – CDC/PREAC – Espaço Cultural Casa do Lago – PREAC – Instituto de Artes – IA.