Segunda, 26 Outubro 2015 10:20

Até 30 de Outubro

Visita de professor do Canadá com apoio da VRERI

Do dia 19 a 30 de outubro, está em visita à FOP o Prof. Dr. Colin Dawes, Professor Emérito, da Faculdade de Odontologia, da Universidade de Manitoba, no Canadá, e um grande pesquisador da área da Odontologia, em especial Fisiologia Oral e Cariologia, a partir de convite dos professores da área de Cariologia. A visita está sendo patrocinada pela Vice-Reitoria de Relações Internacionais, UNICAMP, com um apoio obtido pela Profa. Dra. Cínthia Pereira Machado Tabchoury, no edital “Intensive Course” com o objetivo de trazer pesquisadores estrangeiros para ministrar disciplinas em inglês.

A disciplina é intitulada “Saliva e sua relação com a saúde oral” e corresponde a 2 créditos. A disciplina tem alunos matriculados de diferentes áreas dos diversos Programas de PG da FOP, como por exemplo, Cariologia, Fisiologia Oral, Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, Odontopediatria, Patologia e Prótese. Além da disciplina, que está sendo ministrada no período da manhã, o Prof. Dawes tem conversado com os alunos individualmente sobre seus artigos de pesquisa e auxiliado com correções e sugestões.

O Prof. Dawes é autor de uma série de estudos, que desvendou a espessura e a velocidade de movimentação da película de saliva, que recobre os dentes e mucosa bucal. É também autor de inúmeros artigos e capítulos de livros, é um dos editores do livro "Saliva e saúde bucal" (Saliva and oral health, fourth edition), além de ter sido editor do periódico “Journal of Dental Research” por 10 anos.