Terça, 27 Outubro 2015 15:41

Aluno do PPG em Materiais Dentários é premiado em Congresso Internacional

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários é premiado  em congresso internacional. O estudo “Efeito da aplicação de plasma e primer na resistência de união de um cimento resinoso à zircônia”, desenvolvido pelo mestrando William Matthew Negreiros, da área de Materiais Dentários, da  Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi premiado em 3º lugar,  na categoria "Presidential IAAD Scientist Award", no Congresso Internacional de Odontologia Adesiva,  realizado nos dias 11 e 12 de setembro, na cidade de Orlando, Flórida,  Estados Unidos. O estudo teve orientação do Prof. Dr. Marcelo Giannini, da área de Dentística.

“É gratificante saber que tivemos um trabalho reconhecido por profissionais renomados na área de adesão em cerâmicas”, disse William.

Trata-se de um trabalho que visa melhorar a adesão à zircônia através de uma nova técnologia. Essa técnologia conhecida como "plasma de árgônio" propõem melhorar a adesão de materiais pela funcionalização química das superfícies tratadas. Ele visa substituir tratamentos mecânicos convencionais que podem ser deletérios à integridade do material, dessa forma, mantendo as propriedades mecânicas favoráveis do mesmo.  O estudo é importante pois pode mudar paradigmas em relação à adesão de materiais altamente cristalinos, como por exemplo o óxido de zircônio, um dos materiais menos adesivos na odontologia.