Terça, 03 Novembro 2015 14:24

Prêmio

Radiologia da FOP é destaque no Congresso da Especialidade.

No período de 28 a 31/10/2015 ocorreu em São Paulo-SP a “XX JABRO – Jornada da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica”.

A Radiologia da FOP teve participação bastante destacada, tendo recebido três premiações na Categoria Painel-Pesquisa, com os seguintes trabalhos:

1º lugar: “Simulação tridimensional do risco associado à manutenção de terceiros molares impactados”, apresentado por Anne Caroline Costa Oenning, e que possui como co-autores Alexandre Rodrigues Freire, Ana Cláudia Rossi, Felippe Bevilacqua Prado e Francisco Haiter Neto (Projeto financiado pela FAPESP).

2º lugar: “Análise da resistência do ligamento periodontal, da organização do colágeno e da expressão de MMP- 2 e 9 nos incisivos de ratos irradiados”, apresentando por Leonardo Vieira Peroni, tendo como co-autores Karla Rovaris da Silva, Deborah Queiroz de Freitas, Marcelo Rocha Marques e Pedro Duarte Novaes.

3º lugar: “Avaliação da ferramenta de redução de artefato metálico nas imagens de TCFC de diferentes materiais de uso odontológico”, apresentado por Polyane Mazucatto Queiroz, e escrito em co-autoria com Francisco Carlos Groppo, Matheus Lima de Oliveira e Deborah Queiroz de Freitas.

A JABRO tem ainda um espaço denominado “Revelações Acadêmicas”, que foi criado com o objetivo de proporcionar aos pesquisadores emergentes na área de Radiologia Odontológica e Imaginologia a oportunidade de demonstrar seu trabalho em uma apresentação oral. Submeteram trabalhos estudantes de programas de pós-graduação de todo Brasil, reconhecidos pela CAPES.

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Radiologia da FOP Karla Rovaris da Silva recebeu o “Prêmio Revelações Acadêmicas JABRO 2015”.

Em sua apresentação, Karla demonstrou o Programa de PG em Radiologia Odontológica da FOP, e fez um relato sobre a produção científica desenvolvida por ela no Doutorado. Essa produção resultou numa coletânea de artigos científicos, que foram expostos de forma inovadora e descritos através das experiências adquiridas tanto nos trabalhos em micro-CT desenvolvidos na Radiologia da FOP/UNICAMP; como também em um treinamento realizado em Leuven, Bélgica; e ainda em um sanduíche realizado na Universidade de Otago, Nova Zelândia. No relato, foi demonstrada inclusive a possibilidade de se utilizar a tecnologia do micro-CT em outras áreas além da Radiologia Odontológica, pois foram expostas imagens tomográficas adquiridas de um achado arqueológico de dinossauro, ocorrido na Nova Zelândia.