Quarta, 11 Novembro 2015 10:17

Visita

Pesquisador dinamarquês visita Laboratório de Bioquímica Oral da FOP

No dia 4 de novembro, o prof. Kim Ekstrand, da Universidade de Copenhagen, Dinamarca, visitou o Laboratório de Bioquímica Oral da FOP para conhecer a metodologia de medição do pH do biofilme (placa) dental, amplamente utilizada em pesquisas da área.

O prof. Kim Ekstrand esteve no Brasil para realizar pesquisas e atividades científicas na Faculdade de Odontologia da USP, junto à disciplina de Odontopediatria. Pretendendo iniciar pesquisa utilizando a determinação do pH de biofilmes dentais em colaboração com a Profa. Dra. Mariana Minatel Braga, da USP, o prof. Ekstrand solicitou a visita a FOP para a demonstração, bem como para conhecer o laboratório de Bioquímica Oral. Os professores vieram acompanhados de 3 alunas de pós-graduação da USP e Universidade de Copenhagen.

A metodologia de determinação do pH do biofilme dental utiliza um microeletrodo de pH, que é aplicado em regiões de acúmulo de biofilme dental na boca dos voluntários; um eletrodo de referência, que está em contato com o voluntário, também é utilizado. O pH é determinado em um peagômetro e indica a capacidade do biofilme produzir ácidos, antes e após exposição a um açúcar fermentável. As alunas de doutorado e pós-doutorado Lina Marín e Juliana Botelho auxiliaram na demonstração.

Para a profa. Livia Tenuta, professora associada da área de Bioquímica e que recebeu o professor, a visita demonstra a liderança mundial das pesquisas na área de Cariologia realizadas na FOP. “Nossas pesquisas são referência mundial em diversos aspectos. Há anos estudamos cárie por um modelo in situ validado para diferentes testes e que é utilizado por diversos grupos de pesquisa, no Brasil e no mundo. A metodologia para avaliar a biodisponibilidade de flúor em cremes dentais realizada na FOP, e há décadas utilizada para determinar a qualidade dos cremes dentais brasileiros, tem sido indicada em workshops internacionais como referência. Também temos liderança nas análises de amostras de volume reduzido, como o fluido do biofilme dental, utilizando metodologias microanalíticas. No ano passado, recebemos outro grupo de pesquisadores da Dinamarca para treinamento nessas técnicas.”