Segunda, 16 Novembro 2015 11:17

Congresso de Iniciação Científica

Alunos da FOP tem participação marcante no Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp

Os alunos do Pibic-EM (Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio) e de graduação, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, participaram da 23ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro, no Centro de Convenções. Os trabalhos, expostos no formato de pôsteres, foram apresentados no Ginásio Multidisciplinar da Universidade (GMU).

O evento é destinado a todos os alunos de graduação da UNICAMP que desenvolvem projetos de Iniciação Científica, com financiamento de alguma agência de fomento ou de maneira voluntária. Dos 1514 alunos que participaram do evento, 140 eram da FOP. Destes, 56 do Pibic-EM e 75 do curso de graduação.

No dia 18, o evento foi aberto com a palestra sobre Empreendedorismo com o Prof. Dr. Rochel Montero Lago, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre as temáticas abordadas, o palestrante destacou o livre arbítrio, a inteligência emocional, o conflito de gerações, as conquistas e os grandes sonhos que geram grandes mudanças na vida.

O trabalho apresentado pelas alunas do Pibic-EM Larissa Rodrigues e Brenda Pedroso Rigo, visa criar estratégias, como jogos e brincadeiras lúdicas, para acalmar a criança na sala de espera enquanto aguarda o atendimento.

Já o estudo desenvolvido pelo graduando Tiago Perez Rangel compara a matriz antiga da FOP, quando o curso de graduação era desenvolvido em quatro anos, e compara com a nova grade, que contempla o curso em cinco anos. O estudo tem como objetivo avaliar o quanto teve de avanço na participação profissional paciente. “A educação tem evoluído para tratar o paciente além da boca, como um todo, tanto o lado psicológico quanto o social”, conta. Segundo ele, o a pesquisa não mostrou diferenças significativas. Não houve grande melhora da matriz de 4 para 5 anos. Contudo, argumenta, a pesquisa ainda está incompleta. Até o momento, a avaliação contemplou até o sétimo semestre. O estudo mostrou que teve uma diminuição das disciplinas abordando a conduta profissional paciente.