Segunda, 30 Novembro 2015 14:06

Projeto Social

Comunidade recebe as ações do “Programa Educativo Preventivo em Saúde Bucal”

Oprojeto intitulado “Programa Educativo Preventivo em Saúde Bucal”, sob a coordenação da Profa Dagmar Queluz (departamento de Odontologia Social)tem muito a contribuir na valorização da saúde bucal e geral, amenizando as condições precárias que a comunidade enfrenta nesta área. Esse projeto só alcança sucesso e continuidade, graças à colaboração de alunos bolsistas e voluntários, dos diferentes níveis: ensino médio, graduação, pós-graduação; assim como aos nossos parceiros que abraçam o desafio de organizar eventos desta natureza. “As ações desenvolvidas, fazem parte da nossa responsabilidade social, no sentido de propiciar às pessoas carentes socioeconomicamente melhor qualidade de vida e saúde”, comentou a Profa. Dagmar.

Para isso, citamos alguns projetos os quais participamos (FOP/equipe do projeto) que atenderam a comunidade e que geraram pesquisas e formação aos alunos.

- “Criança no Parque” -  evento comemorativo ao Dia das Crianças em Itapira/SP

A saúde bucal presente ao evento no Parque Juca Mulato, junto as outras atrações para todos os gostos. O cronograma reuniu atividades esportivas, recreativas, culturais, educativas e de saúde; as quais são gratuitas e abertas ao público em geral. Diversos brinquedos infláveis foram colocados à disposição das crianças. Também houve apresentações de capoeira, teatrais e de música, além de distribuição de guloseimas. Os museus do Parque também receberam muitos visitantes durante a grande movimentação registrada. Inserido na programação, a comunidade recebeu dicas de saúde bucal, realizaram escovação individual e receberam escovas dentais junto com o kit de higiene bucal. Também foram disponibilizadas mesas clínicas. Segundo estimativa dos organizadores, mais de 15 mil pessoas durante toda a segunda-feira, 12/10, feriado.

- 6º Quartel Aberto ao Público (QAP)

A saúde bucal presente a Base de Radiopatrulha Aérea de Piracicaba (aeroporto Comendador Pedro Morganti), a qual foi palco de uma grande festa para um público bem especial – cerca de 1000 pessoas (crianças carentes, com necessidades especiais e acompanhantes) de entidades assistenciais de Piracicaba, no dia 27/11/2015. Elas dançaram, brincaram, pularam, pintaram o rosto, comeram, andaram a cavalo, assistiram a show de mágica e à apresentação do Canil da Polícia Militar, e entraram em aviões antigos. Trata-se de um evento sem fins lucrativos, e que atende crianças de entidades assistenciais. Empresários de Piracicaba e região colaboraram com o evento, doando gêneros alimentícios, presentes, produtos descartáveis, camisetas, para a sexta edição da festa. Profa Dagmar relata sua/FOP participação desde o início desse projeto (2010), sendo realidade graças à participação voluntariosa dos setores públicos e privados, que, desde o primeiro evento, não medem esforços para que os visitantes tenham um dia muito especial, inserindo-os em um contexto social ainda não experimentado, porém necessário. Relata que o “QAP - Quartel Aberto ao Público” foi a forma que a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da Base de Radiopatrulha Aérea de Piracicaba, encontrou para recepcionar crianças portadoras de necessidades especiais, promovendo a aproximação da instituição e da comunidade.

- entre outras