Quarta, 16 Dezembro 2015 17:07

Programa Sempre Sorrindo realiza reunião de fechamento do ano

Na manhã do dia 16 de dezembro, no anfiteatro 3, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi realizada a reunião de fechamento do ano do “Programa Sempre Sorrindo”. Participaram do encontro, além dos coordenadores do Programa, os Prof. Dr. Marcelo de Castro Meneghim e Dra. Cristina Lisboa, Dra. Dirce Valério da Fonseca, Coordenadora de Saúde Bucal do Município de Piracicaba; Dra. Sueli Araújo Pereira, coordenadora do Setor de Saúde Escolar e, as diretoras e professoras onde o projeto é desenvolvido.

A reunião teve como objetivo apresentar para as lideranças, professores e diretores o resultado da avaliação do desenvolvimento do programa durante o ano. De acordo com o professor Meneghim, o programa, que conta com 14 escolas, atendeu 4900 crianças nesse período. Desse total, 2% se recusaram a participar e 5% abandonaram o projeto no decorrer do ano. O professor acrescenta, ainda, que visando manter a qualidade do Programa, são realizadas, anualmente, avaliações qualitativas, por meio de questionário estruturados.

Sueli Araújo Pereira, Coordenadora do Setor de Saúde Escolar, falou da importância do Programa e das ações que estão sendo realizadas para sua melhoria. “Fomos muito bem-sucedidos, porque ao longo do ano tivemos várias reuniões, que serviu para refinar algumas situações, sempre pensado em proporcionar o melhor atendimento para as crianças e em atender bem as famílias, ” revelou.

Para Dirce Valério, o diferencial desse projeto de atendimento é a comodidade das crianças, que vão para o tratamento independente da disponibilidade dos pais. “Às vezes a Unidade de Saúde tem o atendimento para oferecer, contudo, o pai tem dificuldade em leva-los para o atendimento em função do trabalho. O fato da escola participar disso e, poder levar a criança, facilita muito o atendimento”, finaliza.

Projeto Sempre Sorrindo - Este trabalho, além do atendimento clínico, tem como objetivo a transmissão de métodos educativos e preventivos em saúde bucal para escolares. Após conhecimento prévio da realidade, fez­ reuniões dentro das salas de aula, utilizando uma metodologia participativa. Desenvolve-se atividades educativas e preventivas por meio de slides, fita de vídeo, fantoches, álbuns seriados, visando à valorização da saúde bucal e incorporação de hábitos saudáveis.