Segunda, 25 Janeiro 2016 13:51

Pesquisa

Escrito por

Docente da FOP apresenta resultados da Pesquisa Estadual de Condições Orais do Estado de São Paulo – SB São Paulo 2015

O professor Antonio Carlos Pereira, da área de Odontologia Preventiva e Saúde Pública, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, além dos pesquisadores Vladen Vieira e Antonio Carlos Frias publicam os resultados da Pesquisa Estadual de Condições Orais do Estado de São Paulo – SB São Paulo 2015, realização das instituições: FOP, Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo e FOUSP. Os resultados principais serão apresentados no encontro do pré-epatespo em São Paulo no dia 26 de janeiro e no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo no dia 27.

Essa pesquisa contou com a participação de mais de 600 profissionais (Dentistas, Auxiliares, profissionais e coordenadores das DRS do Estado e pesquisadores de todas as faculdades públicas e uma privada de Odontologia), os quais examinaram 17560 indivíduos de 162 municípios do Estado de São Paulo.

O objetivo desta pesquisa foi conhecer as condições de saúde bucal em 3 grupos etários: adolescentes (15-19 anos), adultos (35-44 anos) e idosos (65 anos ou mais). Os resultados principais apontam que adolescentes apresentam em média 3,6 dentes com experiência de cárie (mais de 50% destes obturados), enquanto os adultos apresentaram 15,8 dentes e os idosos com média alta de dentes afetados (28,22), a maioria destes extraídos. Cerca de 44% dos adolescentes, 74% dos adultos e 96% dos idosos apresentaram problemas de gengiva, sendo que os dois primeiros grupos apresentaram principalmente sangramento e cálculo, enquanto a maior parte dos idosos apresentou perda de todos os dentes (59%). Pouco mais de 10% dos adolescentes apresentaram algum problema ortodôntico. Com relação ao uso de próteses bucais, poucos adolescentes usavam algum tipo de prótese (cerca de 1%), enquanto o percentual de adultos era de 21% (prótese superior) e 7% (inferior) e o tipo mais comum era de prótese removível (ponte). Um percentual considerado baixo de idosos não usava próteses superiores (24%) e inferior (47%), sendo que a maioria usava prótese total (dentadura). Cerca de 35% dos adultos e 53% dos idosos necessitavam de alguma prótese ou troca da prótese atual. Esses dados de condições clínicas apresentam uma ligeira melhora quando comparados com aqueles da região sudeste, relativo ao levantamento nacional realizado em 2010 (SB Brasil).  Mais de 25% dos indivíduos em todos os grupos apresentaram dor nos últimos 6 meses, mais de 98% consultaram o dentista pelo menos 1 vez na vida, sendo que um dado interessante é que mais da metade dos adolescentes e adultos frequentou o consultório do dentista nos últimos 12 meses.

Parte importante dos examinados relatou ter apresentado alguma dificuldade em realizar suas atividades diárias devido às condições orais, principalmente relativo ao ato de comer, escovar os dentes, estado emocional e vergonha ao sorrir ou falar. O e-book com os resultados detalhados está disponível para download no site: http://w2.fop.unicamp.br/sbsp2015