Segunda, 28 Março 2016 14:02

Orquestra Sinfônica da Unicamp

Escrito por

FOP traz para  Piracicaba a ópera “O Empresário Teatral”

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp traz para  Piracicaba a ópera “O Empresário Teatral”, apresentado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Serão realizadas duas apresentações com entrada franca no dia 12 de abril, terça-feira, no Teatro do Engenho (Teatro Erotides de Campos), sendo a primeira apresentação um ensaio aberto às 17 horas e depois, às 20 horas, 
 
o segundo espetáculo. As apresentações fazem parte da agenda Unicamp 50 Anos, comemorado em 2016. O evento é aberto à toda comunidade piracicabana.
 
A regência é de Cinthia Alireti, com o elenco da Ópera Studio Unicamp (dirigido por Ângelo Fernandes) e direção cênica de André Saboya. A obra é do gênero “Singspiel” (“peça de teatro cantada”) – uma forma de drama musical em alemão, tida como um subgênero da ópera. 
Caracteriza-se pelo diálogo falado, alternado com conjuntos, canções, baladas e árias. O texto traz a história de um empresário teatral que pretende fundar uma companhia, mas se vê envolvido com dúvidas artísticas e comerciais. Entre os diversos atores que disputam por um lugar e melhor salário no elenco, duas cantoras se apresentam para o empresário, na expectativa de conseguirem o posto de prima-dona da companhia artística.
 
Nesta montagem da OSU, a parte teatral foi adaptada pelo diretor cênico André Saboya com momentos picantes da obra do dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro Nelson Rodrigues (1912-1980) e da jovialidade da stand-up comedy.
 
“O Empresário Teatral”, apesar de ser uma ópera de curta duração, já é uma obra madura de Mozart.  Estreou em 7 de fevereiro de 1786, quando o Imperador da Áustria encomendou a seus dois compositores, Salieri e Mozart, pequenas peças. Foi encenada pela primeira vez no Castelo de Schönbrunn, residência de verão da família imperial vienense. O próprio Mozart atuou no espetáculo, interpretando o empresário.
 
Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente no dia, até 15 minutos antes de cada apresentação, na bilheteria do Teatro do Engenho. Maiores informações na FOP nos telefones: 19 2106-5384 ou 2106-5248.