Segunda, 14 Março 2016 10:04

A FOP participa no Ciência & Arte nas Férias – CAF 2016

Campinas tem o privilégio de ter uma das melhores universidades do país. Todos os cursos de graduação da UNICAMP têm sido considerados de ótima qualidade e a pós-graduação tem os melhores índices do país. A UNICAMP é responsável por cerca de 15% de toda a produção científica do Brasil. Entretanto, muitos jovens da região, principalmente no sistema público de ensino, não têm ideia clara do que significa trabalhar com pesquisa científica e artística e como funciona uma universidade de pesquisa.

O Ciência & Arte nas Férias está em execução há 12 anos sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, e vem apresentando resultados que qualificam o programa e os alunos participantes no ingresso ao ensino superior. Um exemplo recente do impacto deste programa pode ser evidenciado pelo percentual de aprovados no Programa de Formação Interdisciplinar Superior - ProFIS, onde aproximadamente 20% dos alunos selecionados haviam participado dos programas de ensino médio administrados pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

O Programa CAF-2016 tem como objetivo, despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas e envolvê-los, desde cedo, em atividades práticas onde haja contato com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho científico, o ambiente humano dos laboratórios de Pesquisa e as diferentes formas de expressão artística.

No período de 6 de janeiro a 5 de fevereiro de 2015, a 13ª edição do evento CAF 2016, e trouxe ao campus 180 estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas, Limeira e PIRACICABA para o desenvolvimento de atividades de pesquisa. A Faculdade de Odontologia de Piracicaba participou pela primeira vez no CAF 2016, sendo coordenado/orientado pela Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz. Teve colaboração da Diretoria de Ensino – Região Piracicaba / Escola Estadual de nível médio.

Na programação teve palestras e oficinas em todas as grandes áreas do conhecimento: Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia.

O encerramento do programa Ciência & Arte nas Férias 2016 aconteceu no dia 05 de fevereiro, com a entrega de certificados aos alunos participantes e a apresentação de pôsteres dos trabalhos realizados.