Segunda, 25 Abril 2016 09:18

XII Seminário de Pós-Graduação

"Desafios da Pós-Graduação: Ética e Financiamento".

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, por meio da Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação, promove, nos dias 28 e 29 de abril, o “XII Seminário de Pós-Graduação”, cujo tema é "Desafios da Pós-Graduação: Ética e Financiamento".

Dentre os palestrantes do seminário, destacam-se as presenças da professora Rachel Meneguello, Pró-Reitora de Pós-Graduação, que abordará a questão da internacionalização da pós-graduação, e do professor Max Henrique Machado Costa, Assessor da Vice-Reitoria de Relações Internacionais, que discutirá as ações da Unicamp para internacionalização, assuntos em destaque no cenário atual da Pós-Graduação. Também vale a pena ressaltar a presença do professor Carlos Eduardo Negrão, Coordenador Adjunto de Ciências da Vida da Fapesp.

Em acréscimo, uma reflexão sobre os aspectos éticos na Pós-Graduação, considerado um dos pontos mais importantes na formação científica atual, será abordada pelo professor Roberto Romano, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e pela professora Rosemary Sadami Arai Shinkai, Assessora-chefe para Assuntos Internacionais COPE (Committee on Publication Ethics) Charity Director. Após estas palestras, haverá uma mesa redonda sobre o assunto, que será coordenada pelo professor Jacks Jorge Júnior, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da FOP.

Em uma das atividades mais tradicionais do encontro, será discutida a evolução das pesquisas na área de Odontologia, assim como a qualidade versus a quantidade das publicações científicas. Nesta atividade, contaremos com a professora Rosemary Sadami Arai Shinkai e o professor Carlos José Soares, Coordenador da área de Odontologia na CAPES, sob a coordenação da Profa. Dra. Isabela Almeida Pordeus, da UFMG.

Neste ano, além das apresentações e premiações de trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos de Pós-Graduação, haverá novamente a Seleção e premiação da melhor tese de Doutorado defendida na FOP nos anos 2014 e 2015.

O Seminário da Pós-graduação é um espaço para a discussão e troca de experiências entre todos os participantes. Este tradicional evento tem permitido que experiências em pesquisa e ensino de Pós-Graduação sejam compartilhadas e que as soluções possíveis para dificuldades sejam apresentadas e discutidas pela comunidade de pesquisadores, alunos e docentes de Pós-Graduação da FOP.

A programação completa poderá ser encontrada no endereço eletrônico: http://www.fop.unicamp.br/seminario/