Segunda, 28 Março 2016 16:46

Profa. Dagmar Integra nova diretoria do Conselho Municipal de Ciência & Tecnologia em Piracicaba

Escrito por

A professora Dagmar de Paula Queluz, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, integra a nova diretoria do Conselho Municipal de Ciência & Tecnologia em Piracicaba. A posse se deu no dia 7 de março, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no prédio da Prefeitura Municipal de Piracicaba.

A nova diretoria é composta da seguinte forma: Presidente: Sérgio Marcus Barbosa, Engenheiro Agrônomo, gerente executivo da ESALQTec Incubadora Tecnológica, representante da AEAP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba; Vice Presidente: professor Edgar Beauclair,  do Departamento de Produção Vegetal e representante da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ); Secretária: professora Dagmar de Paula Queluz, do Departamento de Odontologia Social, representando a instituição UNICAMP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

A área de ciência e tecnologia é decisiva no desenvolvimento de melhorias que impactam diretamente a vida da sociedade, como a educação escolar e novas descobertas na medicina. Esse crescimento deve ser responsável, seguindo as tendências de sustentabilidade.

As novas tecnologias facilitam o acesso do homem ao conhecimento e, na educação, criam novas possibilidades de ensino e aprendizagem que permitem melhorar o entendimento e a fixação das informações recebidas em sala de aula.

A Lei n 4.918 de 5 de dezembro de 2000, dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Ciência & Tecnologia (CMCT) e dá outras providências. Em 2003, o decreto n 10.206 de 28 de janeiro, dispõe sobre a aprovação do Regimento Interno do Conselho Municipal de Ciência & Tecnologia de Piracicaba e dá outras providências.

 O município de Piracicaba desenvolve uma série de ações voltadas ao implemento de Políticas Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, destinadas à promoção do Desenvolvimento Sustentável de Piracicaba. Os setores corporativos, o público acadêmico e os setores formuladores de políticas públicas sabem da forte relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Piracicaba tem uma grande estrutura educacional/acadêmica composta por universidades, faculdades, escolas técnicas, arranjos produtivos e outras estruturas e equipamentos, prontos para impulsionar o avanço tecnológico local e regional, promovendo a elevação do conhecimento, melhorando a qualidade de vida, o aumento quantitativo e qualitativo da oferta de empregos, o crescimento do PIB Municipal e a integração da cidade no processo do desenvolvimento tecnológico nacional.

 O Conselho Municipal de Ciência & Tecnologia exerce um papel importante e relevante em Piracicaba, recebendo e buscando novos investimentos para consolidar-se como verdadeiro Polo de Desenvolvimento Regional. O novo conselho é de caráter consultivo e reúne entidades, entre órgãos públicos, instituições de ensino, entidades representativas de classes e empresas privadas.