Quarta, 11 Maio 2016 10:57

Aluno de doutorado da FOP é contemplado com o prêmio “2016 IADR Travel Award”

O aluno de doutorado Irlan Almeida Freires, do Programa de Pós-graduação em Odontologia, Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi contemplado com o prêmio “2016 IADR Travel Award”. O discente receberá o prêmio na 94th General Session & Exhibition of the IADR em Seul, Coréia do Sul, entre os dias 22 e 25 de junho de 2016. O trabalho teve orientação do professor Pedro Luiz Rosalen.

O estudo teve como objetivo investigar como a bactéria oral Streptococcus mutans consegue colonizar tecidos cardíacos. Desde 2008, a literatura internacional vem relatando que cepas invasivas deS. mutans apresentam uma proteína de superfície, chamada Cnm, que medeia a ligação bacteriana à componentes da matriz extracelular, como o colágeno e a laminina. A tese de Irlan, que contou com financiamento da FAPESP, visa elucidar o papel de Cnm sobre a aderência de S. mutans a tecidos cardíacos in vitro, ex vivo e in vivo, bem como sobre a invasão de células endoteliais da artéria coronária humana. Dentre os achados mais importantes, ele observou que cepas Cnm-positivas causaram endocardite infecciosa in vivo e foram recuperadas do endocárdio com uma frequência 70% maior do que as cepas Cnm-negativas.

“A endocardite infecciosa é uma infecção grave do endocárdio, muitas vezes neglicenciável, e que acomete 45.000 novas pessoas por ano nos Estados Unidos, podendo matar até 20% dos indivíduos afetados. Trata-se de um sério problema de saúde pública. Os nossos achados indicam que S. mutans, mais conhecido por causar cárie, também apresenta uma implicação clínica sistêmica potencialmente grave e isto deve ser melhor estudado”, enfatiza Irlan.

Estes resultados foram parcialmente apresentados no XII Seminário da Pós-graduação da FOP, no último mês de Abril, em que Irlan também recebeu o prêmio de primeiro lugar na área BÁSICA do evento.

Parte da tese do aluno foi desenvolvida em parceria com os pesquisadores Dra. Jacqueline Abranches (supervisora no exterior) e Dr. José Lemos na University of Rochester, Center for Oral Biology (Rochester, New York, EUA) durante o período de doutorado sanduíche de Irlan entre 2014 a 2015, também com financiamento da FAPESP. O trabalho também contou com a colaboração de Alejandro Avilés-Reyes,  Patricia J. Simpson-Haidaris, Michael Swartz e Peter Knight da University of Rochester, e Todd Kitten do Philips Institute for Oral Health Research, Virginia Commonwealth University (Richmond, Virginia, EUA).

No futuro, testes rápidos utilizando saliva ou amostras de biofilme poderiam detectar a presença de cepas Cnm-positivas no paciente e, assim, indicar ao cirurgião-dentista se o paciente poderá ter um risco aumentado para o desenvolvimento de endocardite infecciosa.

“Sob uma perspectiva translacional clínica, nosso próximo passo será determinar a prevalência de cepas de S. mutans Cnm-positivas na população em geral com e sem experiência de cárie e correlacionar os achados com o status de cárie dos indivíduos, já que a forte ligação ao colágeno poderia favorecer também o agravamento da doença cárie. Esta etapa do estudo será realizada sob a expertise e colaboração do Prof. Marcelo de Castro Meneghim, do Departamento de Odontologia Social”, explica Irlan.