Sexta, 01 Julho 2016 09:37

Congresso

Egressos do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da FOP promovem congresso no Paraná

“O 1º Encontro de Estomatopatologia e Patologia Oral do Interior do Paraná”, promovido pelos egressos do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, os professores da Universidade Estadual de Londrina, Fábio Augusto Ito e Ademar Takahama Júnior, nos dias 17 e 18 de junho em Londrina, Paraná, foi considerado um sucesso. O evento contou com público de aproximadamente 380 pessoas. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Márcio Ajudarte Lopes, da FOP-Unicamp, com o tema "Condutas clínicas para diagnóstico de lesões bucais", que relatou diversos estudos de casos.

Este evento científico nasceu da preocupação de alguns professores das instituições de ensino superior do estado do Paraná em criar um campo de discussão e de intercâmbio de metodologias de ensino, manejo de casos clínicos e pesquisas no campo da Estomatologia e Patologia Oral.

Para um dos organizadores, o professor Ademar Takahama Junior, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, o evento científico é realizado para formar um campo de discussão dos temas propostos, e ao mesmo tempo incentivar a troca de experiência entre profissionais e estudantes. O encontro também é coordenado pelo professor Fábio Augusto Ito, também do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil.

Especialidade - A Estomatologia é a especialidade da Odontologia que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias do complexo maxilo-mandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercussões bucais do tratamento antineoplásico. Já a Patologia Oral e Maxilofacial é a especialidade que tem como objetivo o estudo laboratorial das alterações da cavidade bucal e estruturas anexas, visando ao diagnóstico final e ao prognóstico dessas alterações.