Quarta, 27 Julho 2016 14:14

FOP recebe pesquisador alemão

O pesquisador Dr. Klaus Richka, do Fraunhofer Institute for  Manufacturing Technology and Advanced Materials – IFAM , localizado na cidade de Bremen, Alemanha, esteve na Faculdade de Odontologia de  Piracicaba (FOP) da Unicamp entre os dias 07 a 22 de julho, através de uma verba aprovada pelo edital de extensão Março/2016-Faepex/UNICAMP (Funcamp, convênio: 519.292). Ele foi recepcionado pelo professor Dr. Flávio Henrique Baggio Aguiar, da área de Dentistica e sua orientada de doutorado Maria do Carmo Mainardi.

A vinda do pesquisador deu-se por meio da cooperação entre o Fraunhofer-IFAM, a FOP e o Departamento de Materiais Híbridos do Instituto de química da USP-São Carlos, em nome do Prof. Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho. Essa cooperação iniciou-se através do Probral - Programa Brasil-Alemanha -, projeto de cooperação internacional da Capes, o qual possibilitou a estadia da aluna Maria do Carmo no Fraunhofer-IFAM durante 1 ano para o desenvolvimento de parte de sua pesquisa, sob a orientação do Dr. Rischka.

O pesquisador participou de várias atividades nas referidas  instituições, entre elas, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos  alunos de doutorado e mestrado das duas universidades brasileiras,  discussão dos projetos futuros e ministrou palestra abordando alguns tópicos  de suas linhas de pesquisa, com destaque para síntese de peptídeos, desenvolvimento e  caracterização de adesivos e polímeros, além de atividades laboratoriais, reforçando a cooperação já existente entre as instituições.

Dr. Rischka graduou-se em Química pela Universidade  de Bremen e possui doutorado em Química Orgânica pela mesma instituição. Na sequência, passou a ser pesquisador sênior do Fraunhofer-IFAM, pertencendo ao Departamento de Química de Adesivos e Polímeros.