Sexta, 05 Agosto 2016 14:49

FOP tem sua primeira defesa de tese de doutorado via webconferência

Na manhã do dia 22 de julho (sexta-feira), aconteceu na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da UNICAMP a primeira defesa de tese de doutorado via webconferência. A candidata foi a aluna Karina Morais Faria do Programa de Pós-graduação em  Estomatopatologia. A defesa da tese, intitulada "Padrões radiográficos craniofaciais do mieloma múltiplo em  pacientes tratados com bisfosfonatos",  contou com participação  internacional de membro da banca avaliadora, a qual foi composta  pelos Profs. Drs.: Cesar A. Migliorati (University of  Tennessee), supervisor da candidata durante o doutorado sanduíche no exterior; Luiz Alcino Gueiros (UFPE); Alan  Roger dos Santos Silva (FOP/UNICAMP), e orientador da doutoranda; Marcio Ajudarte Lopes (FOP/UNICAMP); Pablo Vargas (FOP/UNICAMP) e André Caroli (Hospital do Câncer A.C. Camargo).

A Profa. Dra. Cínthia Tabchoury, Coordenadora Geral dos Programas de Pós-Graduação da FOP, considera de extrema relevância as defesas via webconferência, pois permite a participação de membros da banca que estejam em outras cidades, estados ou até mesmo países, em tempo real, por meio da transmissão web, ampliando a contribuição de professores convidados. O regimento geral dos Programas de PG da UNICAMP contempla este tipo de participação para um membro da banca examinadora, no caso das defesas de Mestrado, e até 2 membros, nas defesas de Doutorado.

“A dinâmica foi muito boa com qualidade de áudio e vídeo excelentes que preservaram o trabalho dos membros da banca na FOP e externamente à ela. A infraestrutura na FOP foi planejada antecipadamente e controlada durante todo o tempo da defesa por nossa equipe de informática (Felipe Correa, Marco Cavallari e José Marcos Favarim). Não aconteceram imprevistos relevantes de nenhuma natureza e a equipe de Assessoria da CPG também trabalhou no auxílio da formalização da defesa por videoconferência e tramitação dos documentos”, comenta o professor Alan Roger dos Santos.

A comunicação durante toda a defesa foi muito satisfatória. Atualmente,  todas as evoluções nos meios de comunicação utilizando a internet têm permitido o acesso rápido e a conexão de pessoas em várias partes do mundo e a Karina teve a valiosa oportunidade de utilizar essa ferramenta no seu trabalho para interação com renomados pesquisadores.

Karina Faria falou da alegria em fazer parte desse momento histórico. “A experiência de utilizar a videoconferência originalmente em minha defesa tese de Doutorado foi muito importante pois permitiu a participação do Professor Cesar A. Migliorati da Universidade do Tennessee - uma das maiores autoridades em pesquisa na área do meu trabalho - e também a interação muito proveitosa com o  Professor Luiz Alcino Gueiros da Universidade Federal do Pernambuco”, conta.

Software Adobe Connect -  Em contato com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a FOP conseguiu de forma inédita uma Sala própria de webconferência no Software Adobe Connect, podendo ser utilizada em reuniões, palestras e também defesas de tese. A sala possui diversas configurações e grande versatilidade para eventos de até 100 participantes.

Para solicitar a reserva da sala acessar o linke: http://www.fop.unicamp.br/informatica/index.php/dtinfo-menu-conferencia