Terça, 23 Agosto 2016 10:48

Colóquios Unicamp ano 50

Educadores da rede pública estadual de Piracicaba lotam auditório da FOP

Os pensadores, filósofos, lógicos ousaram sugerir que o pensamento aristotélico não era absoluto, assim como a verdade que Aristóteles definiu também não era a absoluta que hoje nós consideramos, e só a lógica pode demonstrar isso. “No começo do século XX surgiram estruturas, temas lógicos que chamamos de lógicas não clássicas que nos permitem fundamentar o raciocínio de certas áreas da ciência contemporânea. Procurei mostrar que existe logicidade com outros tipos de pensamentos, que não apenas o aristotélico, que nós podemos ter um raciocínio aceitável, mesmo não raciocinando de acordo com os princípios que Aristóteles nos deixou”, disse a professor Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano. 160 professores, de 68 escolas da rede pública estadual de Piracicaba foram convidados a pensar sobre “Lógica e Pensamento Crítico”, tema do Colóquio realizado na tarde do dia 22, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp.

De  acordo com a professora, os professores têm que ter sempre a mente muito aberta. “Às vezes é preciso entender que tipo de logicidade há no raciocínio de um estudante ou de um texto que nós lemos. A priori, não podemos dizer que aquilo não tem lógica. Temos que tentar capturar que tipo de raciocínio  nosso estudante ou nosso colega de classe tem. Nós temos que ver se esse raciocínio é razoável de ser aceito, mesmo que não seja o tipo de raciocínio que nós fazemos  ou que a tradição aristotélica faz”, explica.

O dirigente regional de ensino da região de Piracicaba, professor Fabio Augusto Negreiros, falou de importância da cidade receber eventos como esse e da oportunidade de integrar a rede estadual ao mundo acadêmico. “É relevante a renovação do conhecimento, já que vivemos no mundo em plena transformação. Ter uma pessoa com a vivência acadêmica da professora Ítala  é absolutamente uma oportunidade que não pode ser perdida. Fizemos um esforço, mobilizamos os nossos professores, estamos aqui tendo essa oportunidade de ouro com uma pessoa com esse grau de conhecimento”, avalia.

Para o diretor da FOP, professor Guilherme Elias Pessanha Henriques, é importante trazer eventos como esse para o ensino público da cidade. A FOP possui parcerias, além de oferecer atendimento odontológico para Piracicaba. “Nós temos uma relação muito íntima com a cidade e esse carinho com que Piracicaba trata a FOP é recíproco”, conta.

Marcos Cobucci, professor da  Escola Professor de Mello Moraes, disse que a professora Ítala dimensiona a lógica num patamar mais elevado do que ele tem no momento. “Isso é importantíssimo, porque faz reconhecer o nível em que estamos, para ver que temos que estudar um pouco mais e ampliar em todos os sentidos”, revelou. Ela abre as possibilidades para que na hora em que o aluno esteja colocando determinada ideia, você possa analisar com outros prismas e não ficar numa lógica simplista ou na lógica aristotélica, como a própria docente destaca.

“Palestra com excelente a nível científico. O professor tem que ter esse estudo, esse acompanhamento do que está acontecendo no mundo. Uma parte que ela passou é bem científica, bem técnica e o professor deve estar sempre se atualizando para conseguir colocar isso em prática, comenta a professora coordenadora de área da Escola Honorato Faustino, Tatiane de Oliveira Piason.