Quinta, 01 Setembro 2016 11:06

Exposição

Escrito por

 "Diferentes & Iguais", de Crispim A. Campos

A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp apresenta a exposição "Diferentes & Iguais, do artista plástico Crispim Antonio Campos, com oparte do Projeto Espaço de Arte. Exposição fica aberta para visitas no saguão da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP, de 05 a 27 de setembro.
 
Crispim é daqueles artistas desinteressados em aprimorar técnicas de pintura. Gosta de explorar sua criatividade com traços soltos e pinceladas rápidas, influência (quem sabe) do Grupo Vanguarda, que ele estudou incansavelmente durante seu mestrado na Faculdade de Educação da Unicamp, que fica evidente em seu trabalho. O figurativismo de Mário Bueno, as paisagens de formas simplificadas de Perina; síntese de cores e formas são suas características principais. Corpos, animais, prédios, montanhas, silêncios  e narrativas.
 
A liberdade é própria de quem tenta encarar a vida de forma lúdica. A pintura é uma das fugas da compenetrada vida acadêmica - professor, pesquisador notório. A liberdade nos traçados e pinceladas contrastam com as buscas da figura, pois Crispim não consegue se desvencilhar do mundo natural, e neste mundo ele vive seus anseios e retrata os cotidianos. Não prima pela busca temática, seja ela social ou política, mas eleva seus pensamentos para se inspirar num mundo perene.
 
Sua pesquisa acadêmica influencia em muito seus trabalhos. Os textos e seminários sobre a deficiência o provocam e o estimulam a tentar representar a realidade da vida das pessoas com deficiência, com quem já teve contato, e assim busca provocar o debate sobre o inconsciente existente na deficiência. Se para Freud, “o estranho seria sempre algo que não se sabe como abordar” considerando ainda, que “a estranheza nos é sempre familiar” - Crispim tenta mostrar que o estranho está dentro de cada um de nós, e que a perfeição é pura artificialidade.
 
Crispim Antonio Campos é autodidata e pinta desde 1992, quando estudava o Grupo Vanguarda, importante movimento artístico de Campinas, em seu mestrado na Unicamp. Atualmente divide seu tempo entre a pintura, a poesia e a vida docente na Universidade Federal de Goiás (UFG). Desenvolve também pesquisas e trabalhos temáticos nas áreas ligadas à inclusão, modelo social da deficiência, artes e pintura. Dentre as exposições, destacam-se a individuais “Diferenças in Diferenças”, realizada em Catalão – GO em 2015;“Gênero, Imagem e Arte”, no Museu Casa do Lago da Unicamp 2013; e “Imagens da Deficiência”, realizada na Biblioteca da Universidade de Brasilia UnB em Brasilia em 2013 e “Imagens do Cerrado” em Catalão GO -2016.
 
 Possui obras no acervo do Department of Sociology and Social Policy- University of Leeds – na Inglaterra,Galeria Bond-Art em Mesenzana Mortiglienco- Vercelli na Italia , na Universidade de Brasilia-(UnB), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e no Acervo do  Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC.
 
Exposição: "Diferentes & Iguais"
Artista: Crispim Antônio Campos
Local: Centro de Consvenções da Unicamp - Av. Érico Veríssimo, 800, Campinas/SP
Visitação: 01º a 26 de agosto de 2016, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Local: Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP - Av. Limeira, 901, Piracicaba/SP
Visitação: 05 a 27 de setembro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h
 
sexta-feira, 26 Agosto, 2016 - 10:00 até terça-feira, 27 Setembro, 2016 - 18:00