Quarta, 21 Setembro 2016 16:14

Curso

Escrito por

Especialização  Atendimento Interdisciplinar Preventivo na Primeira Infância

O Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae-FOP-Unicamp), há mais de 20 anos oferece um Programa de Capacitação em Serviço a profissionais e graduandos das áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Enfermagem e Pedagogia. A partir do segundo semestre deste ano de 2016, este Programa passou a ser oferecido como o Curso de Especialização  Atendimento Interdisciplinar Preventivo na Primeira Infância.
 
As inscrições se encerram no dia 30 de setembro e, até o momento, há mais de 100 profissionais inscritos, que passarão pelo processo seletivo, a fim de começar seu treinamento já no mês de novembro. Com uma carga horária de 512 horas, sendo 450 de aulas práticas, os profissionais destas áreas supracitadas receberão treinamento em atendimento de puérperas e crianças de 0 a 5 anos de idade, com vistas ao incentivo ao aleitamento materno e a outras práticas de saúde bucal e geral, por meio da atuação interdisciplinar, sob supervisão constante da Equipe. Dentre as etapas do Programa as quais os alunos participarão têm destaque o Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo, o Programa de Remoção de Hábitos Orais e o Atendimento Diferenciado, que prepara a criança para a alta. 
 
Sob a coordenação das professoras Rosana F Possobon e Luciane Miranda Guerra, da àrea de Psicologia Aplicada da FOP, o Cepae pretende, com este curso, capacitar profissionais para o atendimento desta parcela da população e estimular a prevenção precoce, além de prepará-los para manejar situações clínicas curativas, dentro dos preceitos atuais da Odontologia e das outras áreas que compoem a gama de atuação do Cepae.