Quinta, 22 Setembro 2016 16:25

JOP traz novidades

Escrito por
JOP realizada em 2015 JOP realizada em 2015

Jornada Odontológica da FOP começou na terça-feira (27)

A XXIII Jornada Odontológica de Piracicaba (JOP), realizada pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, acontece entre os dias 27 e 30 de setembro. A parte científica contará com a apresentação de trabalhos nas formas de painéis e de apresentações orais, os quais terão seus abstracts publicados no periódico internacional Brazilian Journal of Oral Sciences. Até o momento, o evento recebeu 600 inscrições de congressistas. A estimativa é que esse número chegue a 700 até o evento. Desses, 250 apresentarão trabalhos. Os seis melhores trabalhos - 3 da graduação e 3 da pós-graduação serão premiados.

No evento serão debatidas as últimas tendências em matéria de odontologia, através das palestras, trabalhos científicos e dos cursos Hands-on práticos, onde os congressistas terão contato com todos os instrumentais, ensino das técnicas e a forma como aplicá-las na clínica.

No dia 28 acontecem dois Hands-on, o primeiro, ministrado pelo professor  Patrick Baltieri (Orocentro Estudos Odontológicos, Itapetininga) com a técnica desenvolvida para a instalação de pinos de fibra de vidro em dentes tratados endodonticamente. O segundo curso será proferido pela professora Liege Maria Di Bisceglie Ferreira, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP) sob o tema “Ajuste oclusal funcional: do conceito à aplicação clínica”, cuja aplicação atinge em diversas áreas dentro da Odontologia. N dia 30 o professor Dr. Marcos Frozoni realiza o curso prático e teórico “Previsibilidade do sucesso do tratamento endodôntico com uso de lima única”.

Entre os destaques, está a palestra “Odontologia levada ao nível máximo de previsibilidade”, ministrada pelo professor Rafael Puglisi, do IGP (Instituto Guy Puglisi), conhecido por atender celebridades. O professor vai mostrar o resultado do tratamento estético de reabilitação do sorriso com lentes de contato - umas das tendências dentro da Odontologia - ao vivo, na modelo Nicole Bahls.

O médico psiquiatra, biólogo, escritor e consultor da Rede Globo, Jairo Bauer, discorrerá sobre: “Os impactos da tecnologia na saúde, emoções e relacionamentos”. “Ele falará sobre as emoções do paciente, suas características psicossociais e também as novas formas de relação intersocial, de que forma a sociedade está lidando com as emoções, como se dá o contato pessoa a pessoa, em vista dessa enormidade de tecnologia e redes sociais presentes hoje”, explica o presidente do congresso, professor Dr. Rafael Nobrega Stipp. Segundo ele, a forma como os profissionais conversam com o paciente, de certa forma, está mudando. Os pacientes, principalmente os mais jovens, conversam e debatem intensamente através das redes sociais. “A cavidade bucal é um ambiente íntimo, no qual os profissionais cirurgiões-dentistas têm contato dentro do consultório. A relação entre o dentista e o indivíduo é muito próxima e de confiança; entender como o nosso paciente relaciona-se com a sociedade acrescenta um diferencial àquele dentista”, disse.

Já, a palestra internacional será ministrada pelo professor Dr. Sérgio Adrian Olate, da Universidade de La Frontera, do Chile, que abordará o tratamento de deformidades faciais na palestra de titulo: “Possibilidade atuais para tratamento de deformidades faciais”.

A JOP 2016 ainda traz outras tendências da Odontologia, como as palestras sobre implantes, concursos públicos, ortodontia, lasers e leds e na área comercial, onde empresas vão expor lançamentos e novos produtos.

Social -a programação social é composta pelo escovódromo, onde aproximadamente 2000 crianças de escolas da rede pública na faixa etária entre 7 e 10 anos terão a oportunidade de receber orientações gerais sobre educação e prevenção em saúde bucal. A atividade conta com apoio da Prefeitura de Piracicaba – Secretaria da Educação, e com a Colgate fornecendo kits de higienização bucal; durante três dias, em ambos os períodos. Aos professores/monitores serão ministradas palestras educativas-preventivas em saúde bucal com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças e da educação nas escolas. As crianças após escovação e triagem, se apresentarem necessidades odontológicas, serão encaminhadas para tratamento na Clínica Infantil da FOP/UNICAMP.

Traumatismos dentários -esse ano a parte social conta com a novidade da avaliação da prevalência de traumatismos dentários nos escolares. As crianças que apresentarem traumatismo nos dentes anteriores permanentes, sem qualquer tipo de tratamento ou com tratamento insatisfatório serão encaminhadas para uma avaliação e tratamento no Serviço de Trauma Dental da FOP, com dia e horário pré-agendado durante o projeto Trauma Dental.

Os professores/monitores receberão palestras educativas e material impresso ilustrativo sobre as medidas de pronto atendimento em casos de acidente que resulte em lesões traumáticas dental. O conhecimento adquirido poderá beneficiá-los com informações valiosas, sobre o trauma, suas consequências, e como agir caso algum aluno sofra um traumatismo dentário na escola, sendo estes aptos a prestar os primeiros socorros.

Inscrição e mais informações acessar o site: www.fop.unicamp.br/jopou pelo telefone (19) 2106-5252.