Quarta, 19 Outubro 2016 06:22

FOP-UNICAMP formaliza acordo de Cotutela internacional

Escrito por
Na foto (da esquerda para direita): Anthony Heape (Coordenador das áreas de Saúde e Biociências, Escola de Pós-Graduação da Universidade de Oulu – UniOGS); Markku Juntti (Diretor da Escola de Pós-Graduação da Universidade de Oulu – UniOGS); Tuula Salo (Orientadora); Maurício Dourado (aluno de Doutorado Unicamp, PPG em Estomatopatologia/Universidade de Oulu, Oral Health Sciences) Na foto (da esquerda para direita): Anthony Heape (Coordenador das áreas de Saúde e Biociências, Escola de Pós-Graduação da Universidade de Oulu – UniOGS); Markku Juntti (Diretor da Escola de Pós-Graduação da Universidade de Oulu – UniOGS); Tuula Salo (Orientadora); Maurício Dourado (aluno de Doutorado Unicamp, PPG em Estomatopatologia/Universidade de Oulu, Oral Health Sciences)

No dia 27/07/2016, uma iniciativa da equipe do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia (PPG-E) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP) gerou a formalização de um acordo original de cotutela junto à Faculdade de Medicina da Universidade de Oulu, na Finlândia. A associação – entre outras conquistas – prevê a dupla certificação do Diploma de Doutor do Cirurgião-Dentista Maurício da Rocha Dourado, que será então chancelado pelas duas Instituições de Ensino Superior (IES) supramencionadas.

O acordo envolveu uma série de formalizações procedimentais e documentais, para atender os requisitos mínimos de obtenção do título de Doutor nas duas IES envolvidas nesta iniciativa. O documento estabelece critérios como a conclusão de disciplinas e estágios obrigatórios, bem como as dinâmicas da defesa púbica da tese, em língua Inglesa, nos dois Centros de Pesquisa e Ensino.

Após ter concluído o curso de Mestrado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG), Maurício iniciou o curso de Doutorado na FOP sob orientação da Professora Tuula A. Salo, Professora Permanente Internacional do PPG-E. Em Maio de 2015, por meio do Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE/CAPES), o aluno se transferiu para o Laboratório da Dra. Salo, junto à Unidade de Pesquisa em Câncer e Medicina Translacional da Universidade de Oulu, Finlândia, onde permaneceu por 12 meses. Após este período, aplicou e teve concedida uma bolsa de Doutorado no Centro de Pesquisa Médica da Universidade de Oulu que, após anuência da CAPES, o permitiu estender por um período adicional de 06 meses no exterior.

A equipe do PPG-E, que contou com apoio fundamental dos profissionais da CPG-FOP, da PRPG-UNICAMP e do “Doctoral Training Committee for Health & Biosciences” da Universidade de Oulu, entende que este acordo de Cotutela internacional se trata de uma grande conquista no âmbito das estratégias de internacionalização ativa da FOP-UNICAMP.