Quinta, 09 Março 2017 15:29

Entre os melhores do planeta: curso de odontologia da FOP-Unicamp ocupa 27ª colocação

Escrito por

Foi divulgada nesta quarta-feira, dia 8 de março, o ranking internacional QS (Quacquarelli Symonds), na qual a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) aparece na 27ª colocação, entre as melhores faculdades de odontologia do planeta. Pela quarta vez consecutiva, curso de odontologia da FOP é o mais bem avaliado dentre todos os da Unicamp. A engenharia agrícola foi o segundo curso mais bem colocado na Universidade, na 43ª colocação, de acordo com o ranking de 2017 por Áreas de Conhecimento. A Unicamp destaca-se entre as 50 melhores universidades do mundo.

O ranking por áreas leva em conta os critérios de reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, citações por artigo publicado, “índice h” – uma medida de impacto da produção acadêmica.O QS pesquisou 1127 universidades de 74 países e 46 cursos de graduação.

De acordo com o diretor da FOP, professor Guilherme Elias Pessanha Henriques, esse ranking traduz exatamente o que significa a FOP hoje, sua expressiva produção científica no país e fora dele. Já é a sétima edição desse ranking, sendo que nos quatro últimos anos, a FOP vem sempre ocupando posição de destaque. “Para nós é uma enorme satisfação saber que ocupamos a 27ª posição”, disse.

O fato do ranking levar em conta o número de egressos que se formam nas faculdades e de ter sido aplicado no segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016 poderia justificar a perda de 7 posições da FOP em relação ao ranking de 2016. Coincidentemente, no segundo semestre de 2015, pela primeira vez na história, a FOP não teve formandos, porque seu currículo sofreu significativa modificação, passando a graduação em odontologia de 4 para 5 anos. Com isso, os alunos que estavam no quarto ano na ocasião não se formaram e tiveram que cursar mais um ano. A formatura aconteceu no final de 2016. Foi a primeira turma formada em cinco anos. “Certamente a FOP poderia ser ainda melhor avaliada, o que decerto acontecerá nas próximas edições”, afirmou Prof. Guilherme.