Quarta, 12 Abril 2017 15:57

FOP novamente na capa de periódico internacional

Escrito por

Pelo segundo mês consecutivo, a capa do periódico científico norte-americano “Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology” foi ilustrada com resultados de pesquisa desenvolvida na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP). A capa da edição do mês de maio de 2017 apresentou imagens do artigo intitulado “Intravenous bisphosphonate therapy does not thicken cementum or change periodontal ligaments of cancer patients.”.

O estudo coordenado pelo Dr. Alan Roger dos Santos Silva –Professor do Departamento de Diagnóstico Oral da FOP-UNICAMP– se trata de uma colaboração entre os Programas de Pós-Graduação em Estomatopatologia e em Materiais Dentários da FOP-UNICAMP, o Serviço de Odontologia Oncológica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP-FMUSP) e o “Department of Oral and Maxillofacial Diagnostics Sciences, University of Florida College of Dentistry, Gainesville, USA”.

O Professor Alan comentou que a seleção do trabalho para ilustrar a capa do periódico científico tem valor simbólico e funciona como recompensa por todo trabalho dos profissionais envolvidos no estudo que originou a publicação. Mencionou, ainda, que a conquista tem valor especial do ponto de vista pessoal por ser resultante da colaboração entre a FOP-UNICAMP (Instituição onde o docente atua desde 2011) e o Serviço de Odontologia Oncológica do ICESP-FMUSP, centro de tratamento e ensino em Oncologia vinculado ao complexo HC-FMUSP onde o docente iniciou sua carreira profissional e ainda preserva atividades profissionais, como voluntário. Finalmente, Dr. Alan comentou que o estudo contou com a participação do Professor Cesar Migliorati (“University of Florida College of Dentistry, USA”), um dos maiores especialistas do mundo no campo do impacto dos bisfosfonatos (medicamentos amplamente utilizados no tratamento oncológico devido a sua potente ação inibidora da reabsorção óssea mediada pelos osteoclastos) sobre os ossos do complexo bucomaxilofacial. 

O grupo de pesquisadores realizou uma investigação original acerca das alterações dentárias, sobretudo na micromorfologia do cemento e do ligamento periodontal, de pacientes com câncer que realizaram tratamento intravenoso com bisfosfonatos. O projeto de pesquisa foi desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo por meio do Auxílio Regular à Pesquisa (processo n. 2013/18402-8) e do Auxílio à Pesquisa na modalidade visita acadêmica no exterior (processo n. 2013/00429-7) que financiou a visita do Professor Alan ao Centro de Pesquisa do Professor Migliorati que, na ocasião, atuava junto ao “The University of Tennessee Health Science Center, Memphis, USA”.

Link para o periódico: http://www.oooojournal.net

Link para o artigo publicado: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28407986