Quinta, 01 Junho 2017 10:53

Visita Técnica

Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental recebe visita de pesquisadora da Universidade de Granada, Espanha

As áreas de Anatomia e de Odontologia Legal do Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental, FOP/UNICAMP, receberam a visita técnica da Professora Titular Inmaculada Alemán Aguilera do Departamento de Medicina Legal, Toxicologia e Antropologia Forense da Universidade de Granada, Espanha.

DSC 7362 01A Professora atua como pesquisadora participante do Projeto Pró-Forense (Auxílio – CAPES – edital 25/2014), interinstitucional, realizando diversas pesquisas com o tema antropologia forense. Este projeto é liderado pelo Coordenador Geral Prof. Dr. Marco Aurélio Guimarães da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, tendo como subcoordenadores os Professores Eduardo Daruge Junior (FOP/Unicamp), Dr. Flávio Rogério Vidal (UNB) e Dr. Carlos Eduardo Palhares Machado (Policia Federal). Os professores Eduardo Daruge Junior e Luiz Francesquini Junior foram os responsáveis em receber a visita da Professora nas dependências da FOP.

A Professora Inmaculada conheceu e trocou informações em relação às pesquisas desenvolvidas nas áreas de Odontologia Legal e de Anatomia, visitou as instalações da coleção de ossos das duas áreas e pôde conhecer as pesquisas que vêm sendo realizadas no Laboratório de Pesquisa em Mecanobiologia da área de Anatomia pelos docentes Prof. Dr. Felippe Bevilacqua Prado, Profa. Dra. Ana Cláudia Rossi e Dr. Alexandre Rodrigues Freire, em conjunto com a área de Odontologia Legal. Os docentes das duas áreas em conjunto com a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental, Profa. Dra. Maria Beatriz Duarte Gavião, se reuniram com a Profa. Inmaculada e selaram a parceria FOP/UNICAMP-Universidade de Granada para o desenvolvimento de futuras pesquisas entre ambas as Universidades.

A pesquisadora Inmaculada Aleman Aguilera, é Professora titular de Antropologia Física da Universidade de Granada, ligada ao Departamento de Medicina Legal, Toxicologia e Antropologia Física. É doutora no Programa de Evolução Humana. Trabalha com Antropologia Física, Universidade de Granada, desde 1997. É coordenadora do Mestrado em Antropologia Física e Forense na UGR e Coordenadora do mestrado Virtual de Antropologia e Genética Forense na UGR.

Atualmente, ela trabalha em projetos de pesquisa para o desenvolvimento de métodos de identificação humana por morfometria nos ossos e sobreposição de imagens 3D. É autora de 3 livros, inúmeros capítulos de livros e publicações internacionais em revistas.