Imprimir esta página
Sexta, 23 Junho 2017 09:27

Laser cirúrgico de alta potência da FOP

Escrito por

A equipe do OROCENTRO da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp adquiriu, por meio do Edital de Infraestrutura do FAEPEX (PRP-UNICAMP), concedido ao Professor Marcio Ajudarte Lopes, um equipamento Laser de alta potência do modelo “Thera Lase Surgery” (DMC Equipamentos Ltda.). Trata-se de uma modalidade de laser de diodo que possui comprimento de onda de 980nm e potência útil de 9,0 W transmitida por meio de fibra óptica.

O equipamento em questão pode ser utilizado por meio da emissão de luz infravermelha de baixa potência (100 mW) ou da emissão de luz infravermelha de alta potência (até 9,0W), permitindo –neste último módulo– ablação tecidual (cirurgia a laser). Em linhas gerais, o “Thera Lase Surgery” pode ser utilizado em uma série de procedimentos odontológicos incluindo biópsias de tecidos moles e osso; gengivoplastias; frenectomias, descontaminação intracanal e de bolsas periodontais e remoção de pigmentações gengivais, entre outros. Adicionalmente, cirurgias realizadas por meio de lasers de alta potência são notoriamente reconhecidas por permitir menores taxas de complicações trans- e pós-operatórias como dor, hemorragias e infecções.

Professor Marcio Lopes, responsável pelas atividades desenvolvidas no OROCENTRO, comentou que a aquisição do Laser de alta potência contribuirá para o aprimoramento da qualidade da prestação de serviços à população assistida pelos ambulatórios da equipe que realiza aproximadamente 10.000 procedimentos odontológicos por ano direcionados a uma série de pacientes com doenças bucais ou doenças sistêmicas com repercussão bucal incluindo pacientes oncológicos, pacientes neuroatípicos e portadores de doenças infectocontagiosas, entre outros.

Na foto em anexo estão alguns dos membros da equipe OROCENTRO no dia da visita técnica da empresa DMC Equipamentos Ltda. para realização de treinamento para uso do “Thera Lase Surgery”.