Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

Brasil se destaca e FOP brilha em congresso internacional de Cariologia Destaque

Brasil se destaca e FOP brilha em congresso internacional de Cariologia

A Organização Europeia de Pesquisa de Cárie (ORCA) realizou de 5 a 8 de julho, em Oslo, Noruega, o seu 64° Congresso. Coerente com o estágio de desenvolvimento da Cariologia Brasileira, 23 % dos 199 trabalhos apresentados foram feitos no Brasil. Dos 46 trabalhos brasileiros, 6 (13%) foram feitos no laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. Esses trabalhos foram brilhantemente apresentados pelos professores Antonio Pedro Ricomini e Cinthia Tabchoury, e pelos alunos Bárbara Oliveira, Diego Nóbrega, Karla Walsh e Manuela Spinola da área de Cariologia do PG-Odontologia.

O brilho maior da FOP-UNICAMP neste 64º Congresso da ORCA foi a conquista do prêmio “Nathan Cochrane Junior Scientist’s Award” pelo doutorando do programa de Pós Graduação em Odontologia, área de Cariologia, Diego Figueiredo Nóbrega, o qual apresentou o trabalho: “CaF2 acts as a fluoride reservoir in test plaques and reduces mineral loss”.   O trabalho teve orientação da Professora Livia Tenuta e co-orientação do professor Jaime Cury.

O prêmio “Nathan Cochrane Junior Scientist’s Award” é concedido ao trabalho de maior destaque, como forma de estimular jovens cientistas. Nele, Diego concorreu com 22 pesquisadores com idade inferior a 35 anos. O vencedor é escolhido por uma comissão avaliadora formada por 3 professores, que avaliam o currículo do pesquisador, resumo, conteúdo do painel científico, a apresentação do painel, a apresentação oral do trabalho e a resposta do pesquisador frente a arguição da plateia.

O  objetivo do trabalho foi o de avaliar o efeito anticárie de diferentes tipos de reservatórios de fluoreto presentes no biofilme dental (reservatórios biológicos, minerais, ou uma combinação de ambos). Para tal, foi utilizado um modelo in situ de curta duração (para simular cárie em condições semelhantes às do ambiente bucal), no qual 12 voluntários utilizaram um dispositivo palatino contendo 8 blocos de esmalte dental bovino, montados em contato com uma placa teste de S. mutans. As amostras foram coletadas antes e após a realização de um bochecho com solução de sacarose a 20% (para simular um desafio cariogênico). As variáveis de resposta foram a concentração de fluoreto na fase fluida da placa teste e a % de perda de dureza de superfície nos blocos de esmalte (indicador de perda de mineral). “Nossos resultados mostraram que apenas os reservatórios minerais de fluoreto de cálcio (CaF2) foram capazes de reduzir a perda mineral do esmalte dental, por serem capazes de manter concentrações elevadas de fluoreto na fase fluida do biofilme dental”.

Para Diego foi uma oportunidade única de estar entre pesquisadores de relevância internacional e aprender um pouco do que eles estão fazendo em suas universidades. “Fiquei muito surpreso e ao mesmo tempo honrado em receber o prêmio de jovem cientista do ano. No entanto, tenho plena consciência de que este não foi um feito individual, mas fruto da dedicação e do esforço diário de muitas pessoas, principalmente dos meus professores. Na cariologia, temos o privilégio de aprender com pesquisadores competentes e comprometidos com a excelência no ensino. Além disto, durante os meses que antecederam o congresso tivemos na disciplina de PG “Tópicos Avançados em Cariologia” uma preparação em Inglês, centrada em apresentações orais e na discussão dos trabalhos, o que sem dúvida, contribuiu para que tivéssemos êxito no congresso da ORCA”, avalia Diego.

Além desse prêmio, o PG Diego já havia sido contemplado com o “ORCA Conference Travel fellowship Award”. Esse prêmio é  concedido anualmente  a 7 pesquisadores de diferentes países do mundo que se inscreveram no congresso. Uma comissão com base nos resumos submetidos e no currículo dos concorrentes, seleciona os contemplados. Esses tem inscrição gratuita ao congresso e recebem uma ajuda de custo em dinheiro para auxiliar na viagem e despesas durante o congresso.

voltar ao topo