Imprimir esta página
Quarta, 16 Agosto 2017 13:07

1º Evento promovido pela “Liga da Cirurgia” lota auditório

Escrito por

A palestra “Síndrome da apneia do sono e tratamentos”, organizada pelos alunos de graduação, da “Liga de Cirurgia”, apoiado pelos docentes da área de Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, na noite dessa terça-feira (15), lotou o auditório.  O evento arrecadou 300 quilos de alimentos não perecível, os quais foram doados ao Banco de Alimentos, mantido pela Prefeitura Municipal de Piracicaba.  Antes da palestra, o evento contou com a apresentação com tecido acrobático, pela aluna Paloma Nascimento. 

O ex-aluno da FOP, professor José Flavio Torezan, fez um apanhado do tratamento clínico e cirúrgico da síndrome da apneia do sono, a qual pode ser tratada tanto pelo médico otorrinolaringologista como pelo cirurgião buco-maxilo facial. Segundo o especialista, uma das formas de tratamento é a cirurgia de avanço bimaxilar, sabidamente conhecido como sendo o mais eficiente de todos os procedimentos cirúrgicos para a melhora da apneia obstrutiva do sono. Ele destacou que o tratamento não visa a cura da doença e, sim, promover uma melhora significativa dos sintomas.  Contudo, o resultado do tratamento está somado a hábitos melhores de vida. “O indivíduo também tem que mudar os conceitos de vida como, emagrecer ou não ganhar peso no pós operatório ao longo da vida”, alerta.

“Estudo epidemiológico mais precisos feito no Brasil pela Escola Paulista de Medicina, do Departamento de Medicina do Sono, mostra uma porcentagem altíssima da população que tem algum distúrbio do sono, entre eles: a parassonia, insônia, movimento involuntário das pernas, terror noturno. Entretanto, a apneia obstrutiva do sono é um dos problemas mais recorrentes tratados pela medicina do sono”, conta o especialista.

Orgulhoso por ter realizado toda sua formação acadêmica na FOP (graduação, mestrado e doutorado), Torezan falou da honra em retornar a FOP e de ser o primeiro palestrante convidado pela “Liga da Cirurgia”.

O professor Márcio de Moraes, coordenador da Liga de Cirurgia, juntamente com os Professores Luciana Asprino e Alexander Sverzut (ainda contou com a presença do mais novo contratado da área, o Prof. Cláudio Nóia), falou do real objetivo dos encontros que é, além da universidade passar conteúdos, formar profissionais, é fazer com que os alunos tenham ética, respeito e amor pelo que fazem, ou seja, formar cidadãos compromissados com a sociedade. Fazer com que a universidade coloque no mercado pessoas melhores.

A graduanda Julia Vaz, presidente da Comissão da Liga de Cirurgia, disse que o evento foi um grande sucesso, saiu de acordo com o esperado. Ela atribui a grande adesão dos alunos a feliz escolha do tema, já que é um assunto diferente do que é apresentado na graduação. “Foi muito gratificante trazer um palestrante que teve toda sua formação acadêmica na FOP. Agradeço a ajuda do diretor, professor Guilherme Elias Pessanha Henriques, dos professores Flávio Henrique Baggio Aguiar e Fernanda Klein Marcondes, além da Assessoria de Comunicação, Informática e Manutenção”, conta.

Liga de Cirurgia são encontros realizados com alunos do curso de graduação que acontecem sempre às quintas-feiras, às 7h30, desde 1998, e tem como proposta debater temas relacionados a área, tais como: cirurgia bucal, tumores, implantes, ATM, ortognática, reconstruções. Em breve, a atividade constará na grade horária do curso. Atualmente, cerca de 80 alunos acompanham as aulas. As atividades são realizadas sob a coordenação do professor Márcio de Moraes.

Mídia

https://youtu.be/9f9XnngKFvo

Galeria de Imagens