Segunda, 25 Setembro 2017 09:47

Capa da Caries Research

O jornal científico “Caries Research”, periódico oficial da prestigiosa “The European Organisation for Caries Research”, publicou um artigo científico proveniente de uma colaboração acadêmica entre pesquisadores dos Departamentos de Diagnóstico Oral, Morfologia e Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP); dos Serviços de Odontologia Oncológica e de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP-FMUSP); do “Cancer and Translational Medicine Research Unit, University of Oulu”, na Finlândia e do “Department of Oral and Maxillofacial Diseases, University of Helsinki”, na Finlândia.

O artigo, intitulado “Postradiation Matrix Metalloproteinase-20 Expression and Its Impact on Dental Micromorphology and Radiation-Related Caries”, foi selecionado para ilustrar a capa do volume 51, número 3, do ano de 2017 – DOI: 10.1159/000457806.

O Professor Alan Roger dos Santos Silva, Livre-Docente do Departamento de Diagnóstico Oral da FOP-UNICAMP, organizador desta colaboração acadêmica, relatou que esta conquista tem significado especial por se tratar de uma evidência da consolidação da linha de pesquisa coordenada pelo docente e iniciada em 2006 por meio da interação entre os Programas de Pós-Graduação em Estomatopatologia (PPG-E) e Materiais Dentários (PPG-MD) da FOP-UNICAMP. O Dr. Santos-Silva esclareceu que a primeira iniciativa desta linha de pesquisa surgiu da interação entre os Professores Marcio Ajudarte Lopes (PPG-E) e Mario Fernando de Góes (PPG-MD) que foi basilar para o tema da dissertação de Mestrado do Professor Alan, defendida em 2008 no PPG-E. Coincidentemente, o primeiro artigo oriundo desta dissertação também foi publicado no periódico Caries Research e ilustrou a capa do volume 43, número 1, do ano de 2009 – DOI: 10.1159/000192799.

Ao longo de aproximadamente 10 anos de trabalho, a equipe estabeleceu uma produtiva linha de pesquisa direcionada para a investigação do impacto da radioterapia sobre os dentes de pacientes com câncer de boca tendo em vista o aprimoramento da compreensão da etiologia da cárie de radiação, uma das toxicidades crônicas mais graves neste contexto oncológico. Professor Alan acredita que a equipe de pesquisadores envolvida nesta linha de pesquisa foi muito exitosa na formação de recursos humanos e na publicação de evidências científicas que contribuíram para o desenvolvimento de protocolos de tratamento odontológico específicos para pacientes com câncer de boca tratados por meio da radioterapia.

Finalmente, o docente relatou que se considera privilegiado pelo fato de poder –por meio da FOP-UNICAMP e desta linha de pesquisa– interagir com profissionais que considera grandes referências nacionais e internacionais no campo da Odontologia e da Oncologia. Este estudo foi amparado pela FAPESP (processos n. 2016/22059-5, 2013/18402-8, e 2012/06138-1), CAPES/PROEX (processo n. 758/2012) e VRERI-UNICAMP (processo n. 045/2015).

Os pesquisadores associados, e coautores, deste artigo foram o Mestre Wagner Gomes da Silva (primeiro autor do artigo e responsável pela execução do estudo durante seu mestrado no PPG-E. Atualmente cursa doutorado no PPG-E e é cirurgião-dentista do ICESP-FMUSP), a Dra. Ana Carolina Prado Ribeiro (cirurgião-dentista do ICESP, egressa e Professora Colaboradora do PPG-E), a Dra. Thaís Bianca Brandão (Coordenadora do Serviço de Odontologia Oncológica do ICESP-FMUSP onde o Dr. Alan iniciou sua carreira profissional, egressa e parceira em pesquisa do PPG-E), Dra. Karina Morais Faria (cirurgiã-dentista do ICESP e egressa do PPG-E), Dr. Gilberto de Castro Jr. (médico e Chefe da Área de Câncer de Cabeça e Pescoço do Serviço de Oncologia Clínica do ICESP-FMUSP), Dra. Milena Perez Mak (médica do Serviço de Oncologia Clínica do ICESP-FMUSP), Dr. Marcio Ajudarte Lopes (Professor Titular do Departamento de Diagnóstico Oral da FOP-UNICAMP), Dr. Marcelo Marques Rocha (Professor do Departamento de Morfologia da FOP-UNICAMP), Dr. Mario Fernando de Góes (Professor Titular do Departamento de Odontologia Restauradora da FOP-UNICAMP), Dr. Leo Tjäderhane (Professor das Universidades de Oulu e Helsinki, Finlândia) e Dra. Tuula Salo (Professora das Universidades de Oulu e Helsinki, Finlândia).

Link para o artigo completo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28359051