Imprimir esta página
Quinta, 21 Dezembro 2017 08:12

AÇÕES E PESQUISAS COM A COMUNIDADE

Escrito por

Dentre os diferentes serviços da FOP-UNICAMP voltados à comunidade, existe o “Programa Educativo Preventivo em Saúde Bucal, coordenado pela Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz. Este programa estimula a mudança de cultura de crianças e adultos de Piracicaba na valorização dos dentes e da saúde bucal, contribuindo assim, para a conscientização de forma geral, sendo direcionado às instituições filantrópicas, ONGS, empresas, etc.

O desenvolvimento deste programa conta com a colaboração de alunos bolsistas e voluntários, dos níveis: ensino médio (PIBIC EM), graduação e pós-graduação, com recursos financeiros e materiais da UNICAMP e COLGATE.

Sabemos que a cárie dentária continua sendo o principal distúrbio de saúde bucal dos brasileiros, mas a situação melhorou. Em 2003, 69% da população com 12 anos era atingida por esta doença. Essa porcentagem diminuiu para 56% em 2010. Esta doença pode ser prevenida através de diferentes medidas preventivas. Dentre as medidas preventivas aplicadas em Saúde Pública, os programas educativos têm se mostrado fortes aliados da população.  Para se garantir o sucesso do programa, deve-se trabalhar no sentido de que o método chegue, de fato, a um grande número de pessoas.

Além de colaborar com a melhoria de saúde e qualidade de vida da comunidade, proporciona aos alunos a construção de espaços para reflexão sobre a realidade durante todo o processo de realização/produção dos programas diários/semanais/mensais, estimulando a pesquisa dos e sobre os temas presentes nos mesmos.

Cito alguns locais/projetos deste programa desenvolvidos recentemente, dentre os quais:

CASE: Centro de Atendimento Socioeducativo - Case, serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte - AAEPE, atende diariamente crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente aquelas que se encontram em situação de trabalho infantil, inserindo-as no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, do Governo Federal (http://www.semdes.piracicaba.sp.gov.br/servicos.php?post=85&servico=41). Desenvolvemos no ano de 2017 (de junho a dezembro) atividade educativa preventiva e exame clínico bucal em duas unidades: Jardim Itapuã e Bosques dos Lenheiro. O programa oferece explicações as crianças e monitoras, acerca da higiene bucal, bem como diagnóstico e prevenção de doenças, distribuição de kits de higiene oral, escovação orientada e atividades educativas preventivas em saúde bucal. Para realização do exame clínico bucal, foram necessários os pais ou responsáveis darem autorização por escrito. Em caso de necessidade de tratamento odontológico, este foi encaminhado à FOP ou à USF do lado do CASE.

HOSPITAL UNIMED PIRACICABA: Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017, desenvolvemos atividades com pacientes internados, abrangendo os setores da maternidade (alojamento conjunto) e a pediatria.  Junto aos pacientes da maternidade enfatizamos a importância do aleitamento materno e os malefícios do uso de chupeta e mamadeira. Junto aos pacientes da pediatria orientamos sobre higiene e hábitos deletérios. Participamos do programa Humaniza Unimed. 

- Aeroporto de Piracicaba - Aeroporto de Piracicaba -  8º QAP - “8º Quartel Aberto ao Público”, realizado no dia 24.11.2017, com a participação de 1000 (mil) pessoas, compreendendo crianças carentes, pessoas com necessidades especiais e acompanhantes. A FOP participa desde o 1º QAP, que este evento é realizado anualmente desde o ano de criação desta Base de Radiopatrulha Aérea de Piracicaba em 2010, como forma de estreitar o relacionamento da Policia Militar com a sociedade, aumentando a responsabilidade social de todos com a formação e orientação de nossas crianças, por meio de atividades lúdicas, atrações, brincadeiras e muita informação.

Entre outras entidades: APAE, Casa da Criança e Lar São José em parceria com a coordenação de saúde bucal no município de Itapira-SP, Igreja e Centro Espírita, etc. 

Galeria de Imagens