Sexta, 08 Maio 2015 11:18

Odontólogo Jaime Cury é Doutor Honoris Causa pela PUCRS

A PUCRS concedeu nesta quinta-feira, 7 de maio, o título de Doutor Honoris Causa ao professor e pesquisador Jaime Aparecido Cury, da Universidade Estadual de Campinas. Esta foi a primeira vez que a Universidade concedeu sua principal honraria a um profissional da Odontologia. A cerimônia, realizada no auditório do prédio 9 do Campus, teve a presença do Reitor, Joaquim Clotet, do Vice-Reitor, Evilázio Teixeira, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do vice-reitor da UFRGS, Rui Oppermann, de integrantes da administração superior e demais membros da comunidade universitária.

Cury leciona na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, na área de Bioquímica. Ao longo de sua trajetória, que nos últimos 40 anos vem sendo dedicada à pesquisa em Cariologia, tem contribuído para o desenvolvimento da ciência no país e à luta por políticas preventivas em saúde bucal, em especial pela fluoretação da água de abastecimento público.

Em seu discurso, Cury concentrou as mensagens na valorização de uma postura independente e cidadã. De acordo com o homenageado, “preservar uma conduta, independente do ambiente, tem sido nosso modo de vida”, referindo-se à esposa Altair, presente no evento. Entretanto, asseverou, “esse posicionamento não significa egoísmo, mas, sim, ser livre para pensar o que há de melhor para a sociedade em que vivemos, de acordo com nossos valores morais e princípios éticos”.

Outro aspecto mencionado na fala do docente foi a importância do compartilhamento do saber. “Sempre compartilhei o meu conhecimento, mesmo porque ele não me pertence. Eu o adquiri sempre estudando em escolas públicas, por isso devo dar retorno à sociedade”.

Precedendo a explanação do agraciado, a professora da Faculdade de Odontologia Rosemary Shinkai fez diversas referências ao comportamento solidário e ao reconhecimento internacional obtido por Cury. Ao citar seu laboratório, na Unicamp, disse que no ambiente “respira-se profissionalismo e ciência por toda a parte” e acrescentou que o pesquisador “tem a naturalidade de ser mestre mesmo quando não tem a intensão de sê-lo”.

O Reitor, Joaquim Clotet, em deferência ao mais recente Doutor Honoris Causa pela PUCRS, rememorou parte da história da odontologia na Europa, América Latina e Brasil apresentando nomes de expoentes na área. Ao concluir, dirigindo-se a Jaime Cury, citou: “o seu reconhecido saber, sua eficiência na pesquisa odontológica, sua qualificada produção científica e honradas funções desempenhadas no Brasil e no exterior, o fazem merecedor do título máximo outorgado por esta Universidade”.

Honoris Causa - o que é?

O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.

Por Eduardo Borba | ASCOM

Matéria veiculada no site da PUCRS
Foto: Camila Cunha - Ascom PUCRS