ODONTOGERIATRIA (FOP-0064)

Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Hebling

• Duração do Curso: 21 meses
  • Oferecimento: 1ª Semana do mês, de Segunda à Sexta-feira, das 08h00- 12h00 e das 13h30-17h30
  • Valor:  parcelas de R$ através de boleto bancário com 1º vencimento em
  • Processo Seletivo:
  • Análise de currículo - data limite para entrega:
  • Resultado:

• Ficha de inscrição com termo de compromisso assinado (favor não assinar em testemunhas);
  • 01 cópia do CPF;
  • 01 cópia do CRO (será aceito CRO provisório mas não o protocolo de solicitação)
  • 01 cópia AUTENTICADA dos seguintes documentos:
    • Diploma de graduação (frente x verso, sendo necessária a autenticação do verso também) - caso não esteja em posse do certificado, será aceita provisoriamente a declaração de conclusão da graduação.

• Bases Biológicas e Sociais do Processo de Envelhecimento;
  • Planejamento de Reabilitação Oral em Odontogeriatria;
  • Atendimento Multidisciplinar do Idoso;
  • Atividades Práticas em Odontogeriatria;
  • Monografia;
  • Conhecimentos de Gerontologia e Geriatria Aplicados à Odontologia;
  • Fisiologia Humana;
  • Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa;
  • Patologia;
  • Psicologia do Envelhecimento;
  • Emergências Médicas em Odontologia;
  • Ética e Legislação Odontológica;
  • Metodologia;
  • Bioética.

• ANDRADE, E. D.Terapêutica medicamentosa em odontologia. São Paulo: Ed. Artes Médicas, 188 p., 2001.
  • BARNES, I. E.; WALLS, A. Gerodontology. Oxford, Inglaterra: Ed. Wright, 212 p., 1994.
  • BRUNETTI, R. F.; MONTENEGRO, F. L. B. Odontogeriatria: nocões de interesse clínico. São Paulo: Ed. Artes Médicas, 481 p., 2002.
  • CARVALHO FILHO, E. T.; PAPALÉO NETTO, M. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutca. São Paulo: Ed. Atheneu, 447 p., 1994.
  • DUARTE, Y. A. O.; DIOGO, M. J. D. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Ed. Atheneu, 630 p., 2000.
  • GALLO, J. J.; BUSBY-WHITEHEAD, J.; RABINS, P. V.; SILLIMAN, R. A.; MURPHY, J. B. Reichel/Assistência ao idoso: aspectos clínicos do envelhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara-Koogan, 5a ed., 660 p., 2001.
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION Active ageing: a policy framework. Genebra, Suíça: WHO, 58 p., 2002.