ATENDIMENTO PREVENTIVO PRECOCE DE BEBÊS E CRIANÇAS: INTEGRAÇÃO DAS DIVERSAS ÁREAS DA SAÚDE

Coordenadora: Profª. Dra. Rosana de Fátima Possobon

• Oferecimento: 1ª e 2ª sextas-feiras do mês (08h00-12h00 e das 13h30-17h30)
  • Valor: Gratuito
  • Critério de Admissão:
Para ingresso no curso o(a) interessado(a), obrigatoriamente deverá comprovar vínculo como estagiário(a) junto ao Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico Para Pacientes Especiais CEPAE/FOP.
Para maiores informações acessar http://www.fop.unicamp.br/cepae/ ou entrar em contato com a Professora responsável, Dra. Rosana de Fátima Possobon, pelo e-mail: possobon@fop.unicamp.br

• Diploma de conclusão do Ensino Médio (frente x verso) - caso não esteja em posse do certificado, será aceita provisoriamente a declaração de conclusão da graduação.
    • Para consultar outras informações e efetuar a inscrição consultar o link: http://www.extecamp.unicamp.br/extensao.asp

O conteúdo programático será desenvolvido por meio da integração das seguintes áreas de conhecimento: odontologia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, medicina e enfermagem. Os conceitos teóricos e a tecnologia serão preconizados pela FOP-Unicamp e também pelo conhecimento científico adquirido com a experiência do Cepae. Pretende-se disponibilizar informações que permitam ao aluno aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre prevenção precoce de doenças e alterações orais e sistêmicas e orientá-lo sobre como atuar em equipes interdisciplinares de saúde.

• A Ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. DESSEN, MA; COSTA JR., AL. Artmed Editora SA (2005)
  • Acompanhamento de crescimento. ZEFERINO, AMB e cols. Jornal de Pediatria – Rio de Janeiro, 2003: 79 (Suplemento I):23-32
  • Amamentação: Bases Científicas para a prática profissional. CARVALHO, M.R.; TAMEZ, R.N. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (2002)
  • Bases teóricas para o atendimento em clínica comportamental. BAPTISTUSSI, MC. Sobre Comportamento e Cognição – Volume 6. Esetec Editores Associados