Menu

.

FOP-Unicamp

Comissão dos Cursos e Serviços de Extensão

A+ A A-

MARKETING E GESTÃO EM SAÚDE

Coordenadora: Profª. Dra. Dagmar de Paula Queluz


  • Período de inscrição: 15/05/2017 a 21/09/2017 
  • Número de vagas: 40
  • Data limite para entrega da documentação: 25/09/2017
  • Início: 06/10/2017
  • Término: 09/02/2018
  • Oferecimento: Sexta-Feira (quinzenalmente) das 14h00-18h00 e das 19h00-22h00
  • Valor: 4 parcelas de R$ 500,00 através de boleto bancário com 1º vencimento em 27/09/2017

Documentos necessários para matrícula:

  • Ficha de inscrição com termo de compromisso assinado (favor não assinar em testemunhas);
  • 01 (uma) foto 3x4;
  • 01 cópia dos seguintes documentos:
    • CPF;
    • RG (frente e verso na mesma folha);
    • OBS: Não será aceito qualquer outro documento de identificação tais como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Classe, Carteira de trabalho, etc.
    • Diploma de graduação (frente x verso) - caso não esteja em posse do certificado, será aceita provisoriamente a declaração de conclusão da graduação.
    • Para consultar outras informações e efetuar a inscrição consultar o link: http://www.extecamp.unicamp.br/extensao.asp
    • Obs.: Matrícula para alunos estrangeiros (Clique aqui)

OBJETIVO DO CURSO

Utilização do marketing para o sucesso profissional e pessoal, dentro de um contexto de competição e globalização.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Administração Geral
    Contextualização da atividade do executivo em serviços de saúde, enfocando as principais áreas funcionais da empresa e organizações de saúde, bem como poder, chefia, liderança e administração de conflitos.
  • Marketing na Saúde
    Análise e diagnóstico da dinâmica do mercado, suas principais variáveis, técnicas, estratégias e concorrência.
  • Produção, Tecnologia e Logística na Saúde
    Processo em organizações e serviços de saúde, sistemas, redes e equipamentos de saúde informatizados; a nova tecnologia da informação aplicada à saúde e a suprimentos.
  • Finanças
    Planejamento, orçamento e controle dos fluxos financeiros de receita e despesa, plano de contas, custos e financiamentos em organizações e serviços de saúde.
  • Recursos Humanos
    Definição e tratamento das principais questões ligadas à gestão de pessoas e equipes, motivação, liderança, mercado de trabalho, obrigações trabalhistas e leque de empregos na área da saúde.
  • Administração Pública e Organizações Sociais
    Abordagem de tópicos especiais relacionados a poderes e a níveis de governo, orçamento público, tributação e organizações do terceiro setor; aspectos jurídicos da atividade empresarial em geral e na saúde.

BIBLIOGRAFIA

  • BRASIL - Ministério da Saúde Recursos Humanos Brasília, 2002. Disponível em: http://www.saude.sp.gov/recursoshumanos.htm - Acesso em: 2003
  • CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA - Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos de odontologia: Resolução CFO 0 185/93, de 26 de Abril de 1993. Disponível em: http://www.cfo.org.br/normas - Acesso em: 2003
  • FARAH, E.E. Marketing de serviços em odontologia, São Paulo; n., 1997.27p (apresentada a Escola de Administração de Empresas de São Paulo para obtenção de grau de mestre).
  • FARAH, E.E. Administração e marketing no consultório. Comunicando bem a gente se entende. J. ABO Profissão 4-B 2002
  • RIBEIRO, A.I. Marketing odontológico: a arte de encantar clientes. Curitiba: Odontex Maio, 2001, 180p. Administração e Marketing em Odontologia, Ed. Odontex
  • TECNODENT e MP MARKETING para médicos e dentistas - http://www.tecnodent.com.br
voltar ao topo

Extensão Cursos