Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

A+ A A-

Bem vindos

O Departamento de Ciências Fisiológicas da FOP tem como objetivos e diretrizes: ministrar o ensino básico e pré-clínico nas disciplinas de Fisiologia e Biofísica Humanas, Fisiologia Oral, Bioquímica, Bioquímica Oral, Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica constante do currículo de Odontologia; coordenar o curso de pós-graduação em Odontologia; ministrar curso de extensão; organizar o trabalho docente e discente de modo a obter o máximo rendimento didático; organizar e administrar os laboratórios de ensino e pesquisa; e promover e organizar as pesquisas relacionadas ao domínio de conhecimento das ciências fisiológicas aplicadas a Odontologia.

Para promover os objetivos e diretrizes acima mencionados o departamento está estruturado em três áreas de conhecimento, quais sejam: Bioquímica; Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica; e Fisiologia.

Os planos e metas do departamento através de suas 03 áreas estão baseados na melhoria do ensino de graduação e pós-graduação, desenvolvimento de suas pesquisas por meio da consolidação de suas linhas de produção científica, além de prestar serviços decorrentes de suas pesquisas.

Com relação ao ensino de graduação, o departamento por meio de suas disciplinas, tem implantado mudanças neste nível de ensino de forma a torna-lo mais interativo e crítico proporcionando a formação do pensamento científico.

Quanto ao ensino de pós-graduação (PG) o programa de PG em Odontologia, locado neste departamento, se reestruturou e obteve no último triênio de avaliação (98-2000) da CAPES, conceito 5, desta forma as estratégias continuam no sentido de manter o conceito e se possível aumenta-lo.

Também o departamento tem ampliado as atividades de pesquisa e publicações em veículos qualificados de abrangências internacionais, sendo os recursos financeiros provenientes de auxílios de órgãos governamentais como: FAPESP, CNPq e CAPES e também iniciativa privada.

O departamento, por meio de seus docentes, tem recebido várias premiações em níveis nacionais e internacionais por suas produções científicas. Em acréscimo, ressaltamos que aproximadamente 50% dos docentes do departamento possui pós-doutoramento em centros de excelência no exterior e vários alunos do Programa de Pós-Graduação têm usufruído de bolsa PDEE(CAPES) ou sanduíche (CNPq) para realização da parte do doutorado no exterior.

Para a continuidade e expansão dos trabalhos do departamento espera-se a contratação de, pelo menos, dois técnicos especializados e um professor, além da substituição dos professores que estão em vias de aposentadoria.

O departamento também tem realizado trabalhos de assessoria e serviços de pequena monta (via FUNCAMP) para empresas privadas e instituições, e esta tem sido uma iniciativa bastante promissora para o departamento.

Esperamos que a sua "navegação" por estas páginas do departamento, proporcionem a você uma visão clara dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão executados pelo Departamento de Ciências Fisiológicas da FOP no contexto científico, social e político da missão da Universidade Estadual de Campinas.

Mais nesta categoria: Áreas / Docentes »
voltar ao topo