Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

A+ A A-

Bem Vindos

Chefe: PROF. DR. MÁRCIO DE MORAES

Suplente: PROF. DR. PABLO AGUSTIN VARGAS

O departamento desenvolve um programa onde são abordados, integradamente, tópicos como: inflamação, processos de reparo, alterações circulatórias e metabólicas, neoplasias e detalhado programa sobre patologia dos tecidos da boca e anexos. A análise, o estudo, o diagnóstico e tratamento de sinais e sintomas presentes em diversas patologias, fundamentam-se para gerar um diagnósticos diferencial.

A etiologia geral das enfermidades e os métodos de controle microbiano (esterelização, desinfecção, antissepsia e assepsia, antibióticos e quimioterápicos), a virologia e imunologia, fazem parte do conteúdo programático. São abordadas também, a biologia da resposta imune, imunoquímica, linfócitos B e T e imunopatologia.

São utilizados o tomógrafo computadorizado e aparelhos emissores de raio X , nas técnicas para a obtenção de radiografias intra e extra-orais, observando aspectos clínicos de diagnóstico e planejamento, conjuntamente com as áreas de endodontia, periodontia, cirurgia, ortodontia e prótese.

A realização de extrações dentais, cirurgias pré-protéticas, enucleação de cistos, redução de fraturas e resoluções de infecções, integram o programa de ensino do departamento.

As principais linhas de pesquisa são processos de reparo e tecido de granulação, permeabilidade vascular, irrigação celular e reparação tecidual; efeito da radiação X sobre enzimas teciduais, epidemiologia de lesões bucais em idosos e patologia das glândulas salivares; estudo sobre a atividade cariogênica da região de Piracicaba (aspectos microbiológicos e imunológicos), interação de lectinas vegetais com glicoproteinas; efeito da radiação X em orgãos expostos durante as tomadas radiográficas, radiografias no diagnóstico de lesões glandulares e uso de dosímetro como meio de radioproteção; mialgias faciais, reparação tecidual a estímulos químicos e físicos.

O departamento possui laboratórios equipados com micrótomos, fotomocroscópio com polarização e fluorescência, microscópio de fase e campo escuro, criostato para cortes por congelação, pHmetro, balanças analíticas, equipamento fotográfico para documentação, câmaras de fluxo laminar, equipamento para cultura de células e tecidos.

Mais nesta categoria: Áreas/Docentes »
voltar ao topo