Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Professor Jaime Aparecido Cury

Professor Jaime Aparecido Cury é o primeiro pesquisador da América Latina a receber a condecoração de “Pesquisador Senior da Regional LatinoAmericana da IADR”.

Esse prêmio foi instituído pela Regional LatinoAmericana da IADR (International Association for Dental Research), a qual congrega as divisões ou secções da IADR da Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Equador, Panamá, Paraguay, Peru, Uruguay e Venezuela.

Cada país desses (11) indicou um candidato e o Professor Jaime foi escolhido para concorrer a esse prêmio pela SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica), não só pelo seu destaque internacional mas também pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da pesquisa odontológica na América Latina (anexa carta de indicação e CV do Professor Jaime).

O prêmio (galardón) foi entregue dia 03 de outubro na sessão solene de abertura do Congresso da Regional America Latina (AL) da IADR, o qual se realizará em Santiago, Chile, reconhecendo o pesquisador da AL que mais tem se destacado pelo trabalho realizado em prol da pesquisa odontológica.

O professor, que o ano passado recebeu em Montpellier, França, o prêmio internacional “Ingve Ericsson de Odontologia Preventiva” pelo reconhecimento do trabalho que ele tem realizado a nível mundial, disse “estar muito feliz por ser um brasileiro o primeiro a receber essa condecoração pelo reconhecimento da importância do seu trabalho de pesquisa para a AL”. Também disse que mais esse reconhecimento mostra o destaque que a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, UNICAMP, tem tido no cenário internacional.

Segundo o Professor Jaime, “haja coração Corinthiano” para se manter emocionalmente equilibrado e entre esses reconhecimentos que ele tem recebido, na realidade aquele que mais o sensibilizou foi a festa surpresa promovida dia 07 desse na FOP pelos seus ex-orientados, na qual esteve presente o primeiro aluno de IC orientado pelo Professor Jaime, em 1975, há 36 anos quando ele iniciava sua carreira acadêmica na FOP-UNICAMP. “Esses prêmios eu teria que dividir com os meus técnicos de laboratório, meus colegas da área de Bioquímica da FOP e todos os meus ex-alunos”, disse o Professor bastante emocionado.

Ir para o topo