Cerimônia comemora dez anos de oferecimento das disciplinas Biociências I e II – integração das disciplinas básicas: Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Histologia e Farmacologia – com homenagens e apresentação de peça teatral, na tarde de sexta-feira, 29/11, no salão nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). O evento, contou com a presença de professores que ministram as disciplinas, do diretor e do diretor-associado, os Profs. Drs. Guilherme Elias Pessanha Henriques e Francisco Haiter Neto, respectivamente, e dos alunos do primeiro ano do curso de graduação da FOP.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a homenagem à Profa. Dra. Darcy Tosello, aposentada da área de Histologia, “que desde o início, com muito entusiasmo abraçou o desafio de mudar o modo de ensinar. No primeiro semestre, em que a Biociências I foi oferecida, a Profa. Darcy propôs aos alunos a confecção de modelo tridimensional para estudo da estrutura das células e suas organelas”, conta a profa. Fernanda. A Profa. Dra. Maria Cecília Veiga, da área de Fisiologia também foi lembrada, entretanto, não pode comparecer. A pesquisadora colaboradora, que atua na área de Anatomia, Dra. Ana Cláudia Rossi, também recebeu homenagem da coordenação da disciplina. Os alunos também homenagearam os professores da disciplina com mensagens de agradecimento e reconhecimento.
Na sequência, os alunos do primeiro ano apresentaram quatro temas na forma de teatro, que é uma das metodologias utilizadas nas disciplinas Biociências I e II. “Temos usado várias metodologias ativas de ensino-aprendizagem, onde o aluno é ativo na construção do seu conhecimento e não fica só ouvindo o professor falar”, conta a Profa. Klein.
De acordo com a Profa. Dra. Fernanda Klein Marcondes, organizadora do evento, desde o início da integração das disciplinas houve vários avanços. “Tivemos uma maior aproximação com os alunos, melhora na avaliação das disciplinas e implantamos as atividades integradoras na forma de discussões e de dramatizações. “Ao longo destes 10 anos, as disciplinas vêm sendo bem avaliadas, tanto pelos alunos como pelos professores, e a proximidade com os alunos reflete claramente que a opinião deles é considerada. A avaliação discente é discutida com o corpo docente ao final de cada semestre”, conta.
“Outro ponto importante é o fato de termos reuniões e discussões com a equipe de professores buscando avaliar constantemente o que fazemos, buscando aprimorar os métodos de ensino e de avaliação, destaca a docente. Estamos muito contentes com os resultados obtidos nessas disciplinas”, disse.
O resultado do trabalho pode ser vislumbrado com redução do índice de reprovação e o reconhecimento do corpo discente de que os conteúdos ensinados são importantes para a formação do profissional da área de saúde. Quando as disciplinas eram ministradas de forma isolada havia um índice de reprovação considerável, e os alunos achavam que não precisavam das disciplinas básicas para a formação em Odontologia. Outro ponto destacado, é que no final do semestre eles lembram assuntos que foram ministrados no início.
Próximo passo – “Temos como objetivo fazer uma avaliação ao longo do tempo para identificar quanto dos conteúdos trabalhados foram de fato aprendidos, e se o conhecimento adquirido no primeiro ano é aplicado em disciplinas cursadas posteriormente ao longo do curso. E também desejamos realizar oficinas para promover a auto-regulação da aprendizagem para os alunos, já que uma da dificuldade apontada por eles é a dificuldade para se adaptar ao novo ritmo de estudo na universidade”, finaliza.