Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Projetos sociais

Estudantes participam da elaboração de material didático direcionado para dentistas em atividade no SUS e em outras instituições

Autoria Hebe Rios
Edição de Imagem Paulo Cavalheri
Edição de vídeo Aguinaldo Matos
Fotografia Reprodução

Matéria originalmente publicada no Portal da Unicamp: https://jornal.unicamp.br/noticias/2025/09/11/odontologia-de-piracicaba-promove-tratamento-voltado-a-mulheres-vitimas-de-violencia/

Da pesquisa de campo à prática da extensão, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove a capacitação de dentistas e o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. Alunos e alunas da graduação e da pós-graduação do Departamento de Saúde Coletiva da FOP, coordenado pela professora Luciane Miranda Guerra, participam da elaboração de conteúdo teórico e material didático direcionados ao curso de extensão para dentistas em atividade no SUS e em outras instituições. O objetivo é oferecer capacitação para lidar com as violências, sejam físicas ou psicológicas, a que as pacientes são submetidas. “O dentista é o segundo profissional da saúde mais acessado pelas vítimas, mas nem sempre está preparado”, explica Vitor Gomes, um dos alunos de graduação, que participa da equipe de divulgação do curso. 

A iniciativa é voltada às equipes de saúde bucal, incluindo assistentes, para identificar as violências, notificá-las e realizar o acolhimento humanizado, tão necessário às vítimas. O curso lançou uma cartilha para orientar os profissionais quanto aos indícios de violência, já que nem sempre as vítimas declaram abertamente o que sofrem ou sofreram. Paralelamente, foram realizadas pesquisas de campo no Centro de Referência de Atendimento a Mulheres de Piracicaba (CRAM), que apontaram a necessidade de oferecer tratamento odontológico especializado. 

Os impactos da violência na saúde bucal das vítimas são tratados na outra ponta dessa rede de acolhimento no projeto “Devolve o Sorriso Delas”, uma das ações promovidas pelo Serviço de Atendimento a Traumatismos Dentários (SATD) da FOP, coordenada pela professora Adriana de Jesus Soares. No projeto, as mulheres vítimas de violência doméstica encaminhadas pelo CRAM recebem tratamento odontológico gratuito. Segundo Soares, no caso das mulheres, a região do rosto é a mais atingida pelos agressores, gerando a necessidade de atendimento odontológico tanto imediato quanto tardio. 

Alunas dos cursos de graduação e pós-graduação que atendem as vítimas recebem formação específica para identificar e cuidar das sequelas da violência, criando o vínculo necessário ao atendimento humanizado. As mulheres são atendidas uma vez por semana num ambulatório que garante a segurança e a privacidade durante o tratamento. O projeto “Devolve o Sorriso Delas” foi criado a partir da iniciativa do doutorando Rodolfo Figueiredo de Almeida e da ex-aluna da pós-graduação Yanna Omena Soares, que perceberam a necessidade de promover o atendimento odontológico voltado às vítimas da violência de gênero.

Assista ao programa Vida em Pesquisa:

Ir para o topo