Bem Vindo

Faculdade de Odontologia de Piracicaba


Atendimento ao Público

Na Clínica de Graduação da FOP/UNICAMP o aluno realiza atendimentos odontológicos de pacientes adulto e infantil, sob a supervisão de docentes. Esse atendimento visa à qualidade e excelência de suas aptidões profissionais e identifica a Faculdade com padrões de excelência para o ensino e pesquisa em Odontologia no Brasil. Ainda sob a responsabilidade da clínica de graduação, há a atividade de Plantão que tem, como principal objetivo, realizar atendimento imediato de pacientes com queixa de dor.

Atendimento a Público Geral: email atendimento@fop.unicamp.br

Plantão de Urgência Infantil

Plantão de Urgência Adulto

 

Dia da Semana

 

PERÍODO

 

Quantidade de Senhas

 

SEGUNDA-FEIRA

 MANHÃ  3 SENHAS

TERÇA-FEIRA

TARDE 3 SENHAS

QUARTA-FEIRA

MANHÃ 3 SENHAS

QUARTA-FEIRA

TARDE 3 SENHAS

QUINTA-FEIRA

MANHÃ 3 SENHAS

SEXTA-FEIRA

TARDE 3 SENHAS

Saiba mais

Dúvidas Frequentes

Como funciona a triagem e atendimento de casos na clínica da FOP?

R: A triagem funciona da seguinte maneira: O paciente deve comparecer pessoalmente na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, no Serviço Social, e solicitar informação sobre a triagem. Para realizar o agendamento deverá comparecer munido dos seguintes documentos: CPF / RG (ou carteira de habilitação), comprovante de residência e certidão de casamento. O paciente receberá a data em que retornará a faculdade para realizar a Triagem. Nesta data os alunos, supervisionado por Professores, irão detectar as necessidades odontológicas do paciente e irá inseri-lo em um banco de dados, onde os alunos de graduação tem acesso podendo vinculá-lo para realizar os atendimentos. Porém, vale destacar que mesmo passando pela triagem o paciente NÃO tem garantia de atendimento, e caso o mesmo não seja chamado para tratamento no prazo de 1 ano, deverá se submeter à uma nova avaliação.

Como se inscrever na triagem da Faculdade?

R: Orientamos que o paciente entre em contato com o Serviço Social, pelo telefone (19)2106-5263 e se informe o dia em que será liberado as senhas para a triagem. Geralmente ela são liberadas a cada início de semestre (Janeiro e Julho), e existe uma quantidade limitada de vagas. Aqueles que estiverem interessados no tratamento deverão fazer a inscrição pessoalmente na faculdade trazendo os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Certidão de Casamento. Crianças à partir de 12 anos apresentar os documentos necessários e a Certidão de Nascimento.

Como acompanhar meu tratamento dentário?

R: O paciente deve manter contato com o aluno que estiver realizando seu tratamento odontológico, sempre se informando sobre retorno de consultas e o andamento do tratamento em geral. Deverá comparecer em todos os atendimentos evitando faltas ou justificando antecipadamente quando necessário.

Há diferença entre tratamentos na Clínica de Graduação e na Clínica de Especialização?

R: Na Clínica de Graduação os atendimentos são realizados por alunos que cursam a graduação, sempre com supervisão de Professores e Pós-graduandos. Na especialização os atendimentos são realizados por profissionais graduados(já formados) que estão adquirindo especialização nas diferentes (Tratamento de Canal, Implante, gengiva, prótese) áreas da odontologia, estes são orientados por professores da Faculdade. Para o tratamento na Especialização da Faculdade necessita de encaminhamento externo e agendamento com a secretária do setor.

Fui encaminhado por um setor externo a faculdade, como devo proceder?

R: O paciente deverá procurar a secretária da especialização e levar o encaminhamento identificado qual necessidade de tratamento. Ao chegar na faculdade deverá se orientar pelo painel de cores e seguir a faixa correspondente ao setor que será atendido.

Telefones mais procurados pelos pacientes

Serviço Social (19) 2106-5263
Orocentro (19)2106-5267
Clínica de Especialização (19) 2106-5272
Cirurgia (implante) (19)2106-5274
Radiologia (19)2106-5271

Valores dos tratamentos ou implantes?

R: Os valores deverão ser tratados diretamente no Setor admistrativo. Atenção implante NÃO é realizado na Clinica de Graduação

Os tratamentos na Clínica de Graduação têm custo?

R: Os pacientes deverão custear apenas tratamentos que incluem próteses, pois estas são confeccionadas em laboratórios externos à Faculdade. Os tratamentos realizados na clínica de graduação que não têm custo são: restaurações, tratamento endodôntico (canal), extração de dente, tratamento de periodontia (gengiva).

Como funciona o tratamento odontológico infantil?

R: Para que uma criança seja paciente da Clínica de Graduação da FOP / UNICAMP, é necessário que ela compareça ao Plantão de Urgência Infantil, nos dias e horários previamente estipulados, e assim será realizada uma avaliação do paciente. A partir dessa avaliação, as necessidades dos pacientes serão identificadas e eles serão encaminhados para o atendimento na Clínica de Graduação, dependendo dos casos. Casos mais complexos serão encaminhados para atendimento nas clínicas de pós-graduação e especialização.

Localização dos setores para onde devem seguir os pacientes vindos de fora, que são informados nos encaminhamentos?

O paciente deverá identificar no encaminhamento em qual setor será feito o seu tratamento. Ao chegar na faculdade deverá se orientar pelo painel de cores e seguir a faixa correspondente ao setor que será atendido.

Qual é o seu caso?

Encaminhamento

Pacientes com encaminhamento de setor interno ou externo a faculdade deve proceder da seguinte forma: Encaminhamentos para tratamento em geral: se informar no serviço social quanto à vaga e data de triagem, pois esta é ÚNICA Porta de entrada para tratamentos na Clínica de Graduação. Encaminhamentos com necessidades específicas: Procurar a Clínica de Especialização que irá direcionar o encaminhamento à área interessada.

Raio-X (Radiologia)

A Área de Radiologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da UNICAMP, funciona com atendimento interno e externo, realizando todos os tipos de radiografia convencionais utilizadas no âmbito odontológico, inclusive tomografias lineares para planejamento de implantes e também tomografias da ATM. Para o atendimento, o paciente deve agendar horário através do telefone (019) 2106-5271.

Cárie (Dentística)

A cárie é uma das doenças bucais mais comuns na população. Sua causa depende de alguns fatores como: placa cariogênica, do tipo de dieta (consumo de doces em excesso), falta de higienização, ou maneira incorreta de higienizar. Assim a área de Dentística é responsável por reparar a destruição dental, onde a cárie é removida e substituída por materiais restauradores, que reestabelecem a função e estética dos dentes.

Tratamento de Canal (Endodontia)

Muitas vezes o paciente possui cárie em seu dente, e quando vai realizar o tratamento a doença se encontra de forma profunda, não sendo possível realizar uma simples restauração. Geralmente, o indivíduo apresenta dor e desconforto por esse motivo. Isso ocorre, pois, a cárie atingiu a polpa dental.
O endodontista realiza o tratamento de canal para tratar problemas relacionados com a parte central do dente, a polpa dentária. No passado, dentes com polpas comprometidas eram frequentemente extraídos. Atualmente, o tratamento de canal confere aos dentistas uma maneira segura de salvar dentes.

Tratamento de Gengiva (Periodontia)

Muitas vezes a falta de higienização, ou cuidar dos dentes de maneira incorreta, pode causar problemas na gengiva. Assim podemos citar:
Gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento / Gengiva que recua ou se afasta do dente / Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca / Dentes soltos / Pus visível em torno dos dentes e gengiva.
Estes são sinais aos que o paciente deve ficar atento e procurar tratamento odontológico onde o dentista responsável pelo tratamento irá cuidar da saúde da gengiva e de toda parte periodontal dele.

Cirurgia (BUCO-MAXILO)

Se um dente estiver quebrado ou danificado por cárie, o dentista vai tentar consertá-lo com uma restauração, coroa ou outro tratamento dental. Porém, se existirem muitos danos para o dente a ser reparado, pode ser necessário extrair – ou remover - o dente.
Antes de extrair um dente, seu dentista fará uma revisão completa no seu histórico médico e dentário e providenciará as radiografias necessárias. Com base nessas informações, seu dentista poderá avaliar o grau de dificuldade do procedimento e decidir se deverá encaminhá-lo para um especialista, no caso, um cirurgião-dentista.
Agendamento: (19) 2106-5274.

CEPAE - Atendimento odontológico para bebês

O Cepae é uma unidade de pesquisa e serviço vinculada à Área de Psicologia Aplicada do Departamento de Odontologia Social da FOP-Unicamp. Esse é o setor responsável por realizar o atendimento em BEBÊS de 0 à 5 anos.
Para que o bebê possa fazer parte dos pacientes deste centro é necessário que a gestante procure a faculdade antes do nascimento de seu filho e participe de palestra que irá inclui-lo no programa. Assim feito esta criança será acompanhada até os 5 anos por profissionais das áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia para atuação interdisciplinar preventiva precoce.
Agendamento: (019) 2106-5275.

Atendimento Infantil (Odontopediatria e Ortodontia)

A Odontologia Infantil é a área da Odontologia especializada em tratamento de crianças. Na Clínica de Graduação da FOP/UNICAMP, os alunos de Graduação atendem os pacientes sempre com a supervisão de professores e pós-graduandos. Nosso trabalho é voltado ao diagnóstico precoce, à prevenção e tratamento da cárie, e outros problemas bucais que as crianças possam manifestar. Além do atendimento convencional contamos com o Plantão de Urgência, onde o paciente recebe o atendimento e primeiros cuidados em casos de dor e traumatismos dentários nos dentes decíduos (de leite). É importante estar sempre atento à alimentação do seu filho, evitando o consumo de doces e higienizar os dentes sempre após as refeições, pois desta forma, a saúde bucal estará sempre e dia.

Orocentro

O Orocentro é uma clínica especializada em diagnóstico e tratamento de lesões bucais (Estomatologia). Realiza também tratamento odontológico de pacientes com necessidades especiais como portadores de doenças infectocontagiosas, pacientes com síndromes, pacientes oncológicos, entre outras.
O Orocentro é vinculado a Área de Semiologia disciplina de Patologia Bucal da FOP e coordenado pelo Prof. Marcio Ajudarte Lopes.
Agendamento: (19) 2106-5267.

Calendário Administrativo

Atenção Srs. Pacientes, informamos que nas datas abaixo citadas não haverá atendimento de Plantão de URGÊNCIA:

Data Dia Semana
01 de Janeiro (quarta-feira) Confraternização Universal - Feriado Nacional Lei Federal nº 662 de 06/04/1949
24 de Fevereiro (segunda-feira) Expediente Suspenso
25 de Fevereiro (terça-feira) Carnaval - Expediente Suspenso
26 de Fevereiro (quarta-feira) Cinzas - Expediente Suspenso
09 de Abril (quinta-feira) Expediente Suspenso
10 de Abril (sexta-feira) Paixão de Cristo - Feriado Religioso - Lei Municipal nº 1.470 de 06/03/1967 - Piracicaba
20 de Abril (segunda-feira) Expediente Suspenso
21 de Abril (terça-feira) Tiradentes - Feriado Nacional - Lei Federal nº 10.607 de 19/12/2002
01 de Maio (sexta-feira) Dia do Trabalho - Feriado Nacional Lei Federal nº 662 de 06/04/1949
11 de Junho (quinta-feira) Corpus Christi - Feriado Religioso - Lei Municipal nº 1.470 de 06/03/1967 – Piracicaba
12 de Junho (sexta-feira) Expediente Suspenso
09 de Julho (quinta-feira) Data Magna do Estado de São Paulo - Feriado Civil - Lei Estadual nº 9.497 de 05/03/1997
10 de Julho (sexta-feira) Expediente Suspenso
07 de Setembro (segunda-feira) Independência do Brasil - Feriado Nacional Lei Federal nº 662 de 06/04/1949
12 de Outubro (segunda-feira) Consagrado à Padroeira do Brasil - Feriado Nacional Lei Federal nº 6.802 de 30/06/1980
28 de Outubro (quarta-feira) Dia do Funcionário Público Estadual
02 de Novembro (segunda-feira) Finados - Feriado Nacional Lei Federal nº 10.607 de 19/12/2002
15 de Novembro (domingo) Proclamação da República - Feriado Nacional Lei Federal nº 662 de 06/04/1949
20 de Novembro (sexta-feira) Dia da Consciência Negra - Feriado Civil Lei Municipal nº 5.242 de 13/03/2003 - Piracicaba
07 de Dezembro (segunda-feira) Expediente Suspenso
08 de Dezembro (terça-feira) Imaculada Conceição - Feriado Religioso Lei Municipal nº 1.470 de 06/03/1967
24 de Dezembro (quinta-feira) Véspera de Natal - Expediente Suspenso
25 de Dezembro (sexta-feira) Natal - Feriado Nacional Lei Federal nº 662 de 06/04/1949