A Biblioteca FOP

A Biblioteca foi criada em 1957, juntamente com a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba, que funcionava como Instituto Isolado de Ensino Superior. Em 1967, através da Lei n. 9.715, de 30/01/1967, a Faculdade foi integrada à Universidade Estadual de Campinas, com a denominação de Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Em homenagem ao Diretor e Fundador da FOP, em 1971 recebeu o nome Biblioteca. Prof. Dr. Carlos Henrique Robertson Liberalli

A Biblioteca faz parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, sendo uma das Bibliotecas Seccionais que compõem o Sistema, que é constituído por Órgão Colegiado, Biblioteca Central, Bibliotecas Seccionais e Comissões de Biblioteca.

A Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Piracicaba tem por objetivo principal facilitar e estimular o estudo e a investigação científica da comunidade acadêmica, proporcionando aos usuários facilidades na busca, na recuperação e no acesso as informações.

Utilizam-se dos serviços oferecidos pela Biblioteca, os Docentes, Pesquisadores, Alunos de Graduação, Pós-Graduação, Especialização e Extensão, Tecnólogos, Estagiários e Funcionários da FOP-UNICAMP, com direito a consulta e empréstimo domiciliar, sendo facultada ao público em geral a consulta local de todo tipo de material bibliográfico. O compartilhamento dos acervos e serviços do Sistema das Bibliotecas Seccionais da Unicamp, faz com que a Biblioteca também atenda os usuários que fazem parte das Bibliotecas do Sistema. Para atender a demanda a Biblioteca dispõe de 1.000 m2, com área reservada para o acervo, estudo, pes­quisa em bancos de dados eletrônicos e adminis­tração. É equipada com scanners, impressoras a laser e microcomputado­res interligados em rede interna e acesso à Internet, dispo­níveis em tempo integral para acesso a sites de pesquisas, tanto gratuitos quanto pagos, entre outros, além das coleções de livros eletrônicos, conhecidos como e-Books com títulos das diferentes áreas do conhecimento, disponíveis 12 ho­ras ininterruptamente aos usuários, facilitando a consulta às informações atualizadas.

A Biblioteca presta serviços de Revisão e Orientação quanto às normas para apresentação de teses e dissertações na FOP/UNICAMP, Referências bibliográficas, Treinamento em bases de dados online um importante recurso informacional indispensável na realização de pesquisas e na produção científica, Empréstimo Entre Bibliotecas e Comutação Bibliográfica (IBICT/COMUT) e diretamente ao solicitante), é Biblioteca Base do COMUT e utiliza um sistema desenvolvido pelo Setor de Informática da FOP, onde os documentos são digitalizados e enviados via internet no formato PDF.

A Biblioteca da FOP é centro cooperante do Sistema de Informação Especializado em Odontolo­gia (SIEO) da Rede Brasileira de Informação em Saúde da BIREME, com a missão de oferecer mecanismos para atender, de forma sistêmica, as necessidades informacionais da comunidade odontológica nacional e internacional. Participa também da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde - Brasil (Rede BiblioSUS) que tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública, disseminadas por meio do modelo BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde, com economia de recursos, multiplicidade de opções bibliográficas e eficácia de resultados.