Menu

.

Coordenadoria de Graduação

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

Coordenadoria de Graduação

Ana Claudia Ceccato

Ana Claudia Ceccato

Setor de alunos - Coordenadoria de Graduação

Eleições - Coordenador e Coordenador Associado do Curso de Graduação da FOP -Unicamp

Nos dias 21 e 22/02/2018 foi realizada a eleição para a escolha do Coordenador e Coordenador Associado do Curso de Graduação da FOP-Unicamp, para exercer mandato de 09/05/2018 até 08/05/2020.
Houve inscrição do Prof. Dr. Wander José da Silva como Coordenador do curso de Graduação e do Prof. Dr. Luis Roberto Marcondes Martins como Coordenador Associado.

Foram convocados a votar os 86 docentes da Faculdade, sendo que 68 votaram e 18 justificaram ausência. O prof. Wander foi eleito com 62 votos válidos e o prof. Luis Roberto foi eleito com 53 votos válidos.

Unicamp assume o 1º lugar em ranking na América Latina

Unicamp assume o 1º lugar em ranking na América Latina

Brasil aparece 13 vezes entre as 25 primeiras colocadas do ranking

O posto de número um entre as 81 melhores instituições de ensino superior da América Latina passou a ser ocupado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), invertendo  classificação de 2016, que tinha a Universidade de São Paulo (USP) na liderança e a Unicamp no segundo lugar, de acordo com ranking mundial divulgado em 20/07/2017 pela instituição britânica Times Higher Education (THE).

Em nota, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, disse que o resultado representa orgulho para a instituição. “É um reconhecimento do árduo trabalho que aqui realizamos, para ter uma escola de excelência em todas as áreas que atua. Temos agora um esforço extra para, apesar da grave crise que estamos atravessando, conseguir manter essa posição no cenário internacional”, afirmou.

A Unicamp afirmou que a análise da publicação britânica sobre as universidades da América Latina inclui 13 quesitos nos segmentos de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e grau de internacionalização e que há diferenças de avaliação quando são englobados os países do resto do mundo, como por exemplo, no critério qualidade do ensino, que tem peso de 30% no ranking global e 36%, no grupo latino-americano.

O comunicado destaca ainda a ponderação do editor dos rankings Times Higher Education, Phil Baty, que considera “fantástico” ver duas universidades de qualidade internacional competirem pelo prestígio de ser a principal instituição brasileira no ranking.

Em uma base de comparação, o editor afirmou que a USP é a maior e mais tradicional das duas instituições, enquanto a Unicamp é menor e mais conhecida por ser especializada em pesquisas médicas e científicas. “As duas universidades, tão diferentes, representam a diversidade e a excelência no setor do ensino superior do Brasil.”

Baty disse ainda que, mesmo tendo obtido uma boa participação entre os 50 mais bem classificados com 18 universidades, este número representa uma ligeira queda, pois na avaliação anterior, o país teve 23 instituições listadas.