Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

Mais informações no link: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse

Consulte o edital completo abaixo.

Segue abaixo o calendário a ser utilizado pela CPG/FOP e outras informações referentes ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Edital Nº 19 de 2016).

CALENDÁRIO

15/09/2016: Prazo limite para recebimento dos documentos de inscrição na CPG.

19 a 23/09/2016: Seleção interna do Programa e elaboração do Termo de Seleção.

24/09/2016: Entrega do Termo de Seleção, contendo as proposta(s) selecionada(s). Sugerimos que também seja entregue uma lista de espera de prioridades de propostas pré-selecionadas.

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

Os documentos necessários para inscrição estão descritos no Item 5.4.3. do edital em anexo, os quais deverão ser entregues impressos na CPG (não é necessário providenciar os itens I e VIII).Os itens I e VIII serão providenciados apenas para os alunos selecionados para receber a bolsa.

NÚMERO DE BOLSAS

Será disponibilizada uma (01) cota de 12 meses para cada Programa de Pós-Graduação, permitindo que cada programa atenda de 01 até 03 bolsistas. A forma de distribuição da cota deve ser definida pelo Programa.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO (Conforme retificação do edital em 25/07/2016)

Ter obtido aprovação no exame de qualificação ou estar regularmente matriculado e ter cursado, no mínimo, 12 meses do programa, no momento da inscrição.

Alunos que não possuírem 12 meses cursados:

O comprovante da qualificação deverá ser entregue juntamente com os outros documentos da inscrição até dia 15/09/2016. Cada Programa definirá a forma de aplicação deste exame. Lembrando que o projeto não pode ser alterado e deve ser parte da tese do aluno.

O formulário do exame de qualificação será feito pela CPG mediante solicitação por e-mail do orientador. No assunto do e-mail,  discriminar que trata-se de exame de qualificação para a bolsa do PDSE. Informar data do exame, título do projeto e comissão examinadora.

TERMO DE SELEÇÃO

A Coordenação de cada Programa de Pós-Graduação deverá constituir uma Comissão especialmente para a seleção dos candidatos, que deverá conter no mínimo três membros: o Coordenador do Programa, um  representante discente dos pós-graduandos (doutorando) e um avaliador externo ao programa de pós-graduação.
O Termo de Seleção de Candidatura do PDSE deverá ser emitido de acordo com o Item 5.3. (Da Seleção Interna na IES).

Nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos que se façam necessários.
Coordenadoria de Pós-Graduação
FOP/UNICAMP | www.fop.unicamp.br/cpg